UP ATOM Server

SI AAR - Alberto Álvares Ribeiro

Zona de identificação

Código de referência

PT FIMS AAR

Título

Alberto Álvares Ribeiro

Data(s)

  • 1893-04 (Produção)

Nível de descrição

SI

Dimensão e suporte

1 processo de projeto;
1 documento simples;
55 imagens digitais.

Zona do contexto

Nome do produtor

RIBEIRO, Alberto Álvares (1842-1926)

História biográfica

Alberto Álvares Ribeiro nasceu na freguesia da Sé, no Porto, em 10 de janeiro de 1842, filho de Joaquim Torcato Álvares Ribeiro e de Jerónima Júlia do Vale Pereira Cabral. Em 1872, casou com Maria da Natividade do Vale Pereira Cabral, sua prima direita, com quem teve 6 filhos. Tirou o curso de Engenharia Civil de Pontes, de Estradas e de Minas, na Academia Politécnica do Porto, entrando em 1864, por concurso, para o quadro de Engenheiro de Obras Públicas. Posteriormente, foi nomeado Engenheiro-Diretor de Obras Públicas em Aveiro.
Em 1893 a pedido do Prior da Irmandade de S. Bento de Avé Maria do Porto, elaborou uma proposta de projeto técnico alternativa à defendida pelo governo, que apresentou ao Ministro da Obras Públicas Doutor Bernardino Machado, sacrificando apenas a parte do convento e minimizando o papel da futura Estação de S. Bento. Em 1903 iniciam-se as obras para a Estação de S. no lugar do antigo convento, com base no projecto de José Marques da Silva.
Faleceu em 12 de janeiro de 1926, no Porto.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O conjunto informacional digital foi doado pelos familiares de Alberto Maria Ribeiro de Meireles, mediante contrato de doação assinado em 12 de maio de 2015.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conteúdo informacional é composto por um Processo de projeto constituído por documentos escritos, documentos desenhados e uma fotografia. Fazem parte dos documentos escritos: caderno manuscrito com a exposição do Prior da Irmandade ao Ministro das Obras Públicas, Bernardino Machado Guimarães; memória justificativa do projecto da Estação de S. Bento.
Fazem parte dos documentos desenhados: planta do convento e igreja; planta do projeto da Estação de S. Bento e planta da Estação do Pinheiro (Campanhã) no Porto e cais de passageiros do Caminho de Ferro do Minho e Douro.
Uma fotografia da fachada da igreja, sacristia e casa das escolas de S. Bento.
Faz parte, também, do conjunto informacional um documento simples: manuscrito de autoria do Dr. Alberto Maria Ribeiro de Meireles, com transcrição do Livro da Fundação do Real Mosteiro de S. Bento da Avé Maria, em depósito no Arquivo Distrital do Porto com o nº de manuscrito 288.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de informação fechado.

Sistema de organização

Organização temática.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

As cópias digitais serão disponibilizadas exclusivamente no âmbito de pesquisas realizadas por investigadores do Centro de Documentação e Investigação em Cultura Arquitetónica da FIMS.

Condiçoes de reprodução

A reprodução da informação encontra-se sujeita a restrições tendo em conta ao fim a que se destina e carece sempre de autorização prévia da FIMS, enquadrando-se no Regulamento interno de reprodução de documentos. Está, ainda, sujeita à legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
No caso de ser requerida a publicação de imagens deste acervo deverá ser assegurada a creditação aos proprietários © Família de Alberto Maria Ribeiro de Meireles.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona das notas

Nota

Alberto Maria Ribeiro de Meireles era filho de Alberto Álvares Ribeiro, Engenheiro responsável pela elaboração do projeto alternativo à Estação de S. Bento apresentado pela Irmandade de S. Bento ao Ministro das Obras Públicas.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Metadados de objeto digital

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Zona da incorporação