DC 0275 - Anfiteatro da Faculdade de Direito

[Vista interior do anfite... [Esquissos de Alçado e pe... [Esquissos de perspetivas] Painel de concurso 2: Pla... Projecto: Alçado poente

PT FIMS TAV-2-2.2-2.2.3-2.2.3.1-2.2.3.1.2-01-0275

Anfiteatro da Faculdade de Direito

• 1993-2000 (Produção)

265 peças desenhadas; 22 u.i. de peça escrita; papel.

Fernando Távora, Arquitecto (1946-1996)

História administrativa

Fernando Távora exerceu atividade de arquiteto, como profissional liberal, de 1946 a 1996, no seu escritório da Rua Duque de Loulé, nº 98, 3º esq., freguesia da Sé, Porto.
O acervo profissional do Arq. Fernando Távora é formado pelo material produzido desde o início da sua atividade até à formação com o seu filho de uma nova empresa. Do vasto acervo produzido e acumulado pelo arquiteto podemos encontrar: documentação relativa à sua formação pessoal/profissional, assim como, documentação administrativa e do projeto. Dá-se enfoque aos originais compostos por esquissos e desenhos de estudo, desenhos de projeto e diversos geralmente executados a tinta ou grafite e outras técnicas, sobre canson, vegetal, amocê plásticos, papel comum, etc.; processos compostos por pastas contendo peças escritas relativas a projetos de construção, fotografias de obra, maquetas representativas das fases de elaboração dos projetos, slides, etc.

Autor: Fernando Távora
Estado da obra: construída
Localização: Coimbra - Polo I da Universidade de Coimbra
Requerente: Universidade de Coimbra
Tipo de construção: Anfiteatro

Colaboradores: Fernando Barroso e Pedro Pacheco
Construtor: Ventura & Pires
Especialidade:
Fundações e estruturas - Engº António Manuel Lima e Silva Costa
Instalações e equipamentos electricos e telecomunicações - Engº José António Ferrez Campos
Instalações e equipamentos mecânicos - Engenheiro Virgílio Antunes Pereira Neiva
Instalações e equipamento de águas e esgotos - Engenheiro José Alberto Ferreira Ramos
Mobiliário fixo - Arquitectos Fernando Távora
Arranjos exteriores - Arquitectos Laura Cristina Roldão e Costa
Tecnologia/materiais: Estrutura principal em betão e outra, complementar, em ferro.
Revestimento exterior e pavimentos da galerias e sala de exposições em pedra.
Pavimento e revestimento da sala principal em madeira de afezélia.

Cronologia

Outubro de 1993 - Concurso
Abril de 1994 - Anteprojecto
Dezembro de 1995 - Projecto de execução
6 de Abril de 2001 - Inauguração

"À Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra fazia falta a existência de uma sala que exercesse as funções de Anfiteatro, muito embora a "velha" sala da Universidade continue a desempenhar tais funções quando se trate do grau máximo a conferir às mesmas.
Um concurso aberto pela Universidade conduziu-nos ao projecto do edifício, no lugar da encosta situado entre os da Faculdade de Letras e da biblioteca, opondo-se à fachada lateral da Igreja; ao fundo a torre da Universidade e em frente, abaixo, corre o rio Mondego.
Um lugar muito marcado, a que se acrescenta, ainda, junto do muro de suporte, o que resta de uma portada manuelina e, sem o esquecer, quando da abertura das fundações para o novo edifício, a implantação de um caminho romano e de restos da estrutura de um muro de semelhante idade.
Foi nestas condições de "tempo" que tivemos de implantar o novo edifício, o qual procuramos "romanizar" como em Coimbra se romanizaram os edifícios."
Fernando Távora

• português