DC 0238 - Anfiteatro e anexos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Ante-projecto: Planta geral Ante-projecto: Plantas Ante-projecto: Cortes Ante-projecto: Alçados [Esquisso de alçado poente] [Esquisso de alçados] [Esquisso de cortes e per... [Vista exterior do auditó...

PT FIMS TAV-2-2.2-2.2.3-2.2.3.1-2.2.3.1.2-01-0238

Anfiteatro e anexos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

• 1989-1993 (Produção)

180 peças desenhadas; 9 u.i. de peça escrita; papel.

Fernando Távora, Arquitecto (1946-1996)

História administrativa

Fernando Távora exerceu atividade de arquiteto, como profissional liberal, de 1946 a 1996, no seu escritório da Rua Duque de Loulé, nº 98, 3º esq., freguesia da Sé, Porto.
O acervo profissional do Arq. Fernando Távora é formado pelo material produzido desde o início da sua atividade até à formação com o seu filho de uma nova empresa. Do vasto acervo produzido e acumulado pelo arquiteto podemos encontrar: documentação relativa à sua formação pessoal/profissional, assim como, documentação administrativa e do projeto. Dá-se enfoque aos originais compostos por esquissos e desenhos de estudo, desenhos de projeto e diversos geralmente executados a tinta ou grafite e outras técnicas, sobre canson, vegetal, amocê plásticos, papel comum, etc.; processos compostos por pastas contendo peças escritas relativas a projetos de construção, fotografias de obra, maquetas representativas das fases de elaboração dos projetos, slides, etc.

"O Anfiteatro e Instalações Acessórias apresentam-se, em face de uma primeira leitura do seu programa, como um edifício de pequenas dimensões, de funcionamento simples e, porque anexo ao Palácio Rego Barreto, de humilde posição perante este.
A verdade é que o local obriga a um edifício de concepção bem exigente uma vez que ele vai ocupar uma zona de gaveto, rematando uma fiada de construções que vêm do Museu Municipal e estabelecendo concordância, Já sobre o jardim, com o Palácio.
Trata-se, portanto, de um edifício charneira que articulará dois sectores construídos, de diversas características formais, fronteiro ainda ao Convento de S. Domingos.
Sobre a sua concepção esperamos que, como disse D. Frei Bartolomeu dos Mártires a propósito do seu Convento, "o espírito de Deus temperará o engenho edificativo e não permitirá que seja supérfluo."
Fernando Távora

Autor: Fernando Távora
Estado da obra: Realizada
Localização: Viana do Castelo / Praça General Barbosa
Requerente: Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Tipo de construção: Anfiteatro

Outras informações
Colaboradores: José Bernardo Távora, Carlos Martins, Fernando Barroso, Paulo Lousinha, Eliana de Castro, António José Teixeira e Ana Catarina Rocha
Construtor: Sá Machado & Filhos Lda.
Especialidades:
Estruturas - Engº João de Araújo Sobreira, Engº João Maria Sobreira
Electricidade - Engº José de Sousa Guedes
Mecânica - Eng. Constantivo Matos Campos
Águas - Engª Inês Sobreira
Tecnologia/materiais: Betão armado, paredes interiroes em tijolo, revestimento exterior em Dryvit e granito serrado, cobertura em camarinha de cobre, pavimentos em soalho de Afizélia, Caixilharias exteriroes em perfis de ferro e vidro.

Cronologia
Janeiro de 1990 - Estudo prévio
Agosto de 1990 - projecto de toscos
Agosto de 1990 - Anteprojecto
Janeiro de 1991 - Início da Construção
Maio de 1992 - projecto de execução

Existem desenhos de mobiliário - desenho da "cadeira do reitor" reproduzida pela Desenho Ibérico e comercializada pela Casa da Arquitectura.

• português