UP ATOM Server

FERREIRA, Alfredo Durão de Matos

Zona de identificação

tipo de entidade

Forma autorizada do nome

FERREIRA, Alfredo Durão de Matos

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

datas de existência

1928-2015

História

Alfredo Durão de Matos Ferreira nasceu em Lisboa, a 1 de março de 1928. Era filho de António Joaquim de Matos Ferreira, médico dos Caminhos de Ferro em Trás-os-Montes e Bertha Durão, pintora, discípula de Columbano.
Em 1948 matriculou-se na Escola de Belas Artes do Porto, em 1952 termina o curso especial de arquitetura, concluindo o Curso Superior de Arquitetura em 1959.
Alfredo Matos Ferreira nunca chegou a concluir o trabalho para o Concurso para Obtenção do Diploma de Arquitecto – “Reconversão urbana e agrícola para a aldeia de Urros”, que alinhara em 1961. Em 1973 por questões profissionais remete o seu Curriculum Vitae a procedimento burocrático, para a obtenção administrativa do documento de curso.
Alfredo Matos Ferreira exerceu atividade profissional de arquiteto ao longo de mais de 50 anos (1950-[2004]).
Ainda estudante, no início da frequência escolar, trabalhou por curto período de tempo com o tio Mário Abreu, nomeadamente na urbanização nascente da rua da Friagem, atual rua Arquitecto Marques da Silva.
Entre 1970 e 1972 colaborou no escritório de Arménio Losa, desenvolvendo entre vários trabalhos o projeto para a Central de Camionagem em Vila Nova de Famalicão.
Alfredo Matos Ferreira exerceu atividade profissional nos programas da habitação individual, grupal ou multifamiliar, e no âmbito dos equipamentos para o ensino e no desenho urbano.
Em 1976 até 1998, por convite, Alfredo Matos Ferrrira iniciou a docência da disciplina de Projeto, no Curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes do Porto atividade que, acompanhando a integração do curso na Universidade do Porto, se consolidou na Faculdade de Arquitectura, até 1998. E foi no contexto de prestação de provas académicas que elaborou o trabalho “Aspectos da Organização do Espaço Português” (1986).
De interesses multifacetados Alfredo Matos Ferreira experimentou o cinema, produzindo, entre outros, alguns documentários de valor antropológico; teve igualmente fascínio pelo mar, praticou vela e estudou a construção de barcos.
Alfredo Matos Ferreira faleceu no dia 27 de junho de 2015, no Porto, na sua residência na rua Arquitecto Marques da Silva.

Locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Zona do controlo

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção