DC 0085 - Habitação unifamiliar em Valença do Minho

Corte AA e BB Projecto de remodelação Implantação Planta Piso 1 Alçados Implantação Planta topográfica [Implantação] Implantação, Perfis e Pav... Fogão de sala - Planta, c... Planta Piso 2 Planta de cobertura Planta Piso 1 Planta Piso 2 Planta de cobertura Corte CC DD EE Implantação, Perfis e Pav... Corte AA e BB Corte CC DD EE Alçados
Resultados 1 a 20 de 26 Mostrar tudo

PT FIMS AS-1-1.1-001-0085

Habitação unifamiliar em Valença do Minho

• 1989-1990 (Produção)

Papel

Alcino Soutinho, Arquitecto (1958-1993)

História administrativa

Alcino Soutinho iniciou a sua atividade de arquiteto em regime de profissão liberal em 1958. Teve vários escritórios, constituídos sem formalismos legais, onde exerceu a prática da arquitetura. Durante a sua vida profissional destacam-se duas fases: numa primeira fase, a profissão foi exercida com vários sócios sem qualquer formalismo; numa segunda fase, em 1993, associa-se à sua filha no escritório que se designa por “Alcino Soutinho Arquitecto Lda.”
Cronologicamente, podemos referir as seguintes fases, enquanto arquitecto em regime liberal:
1ª Escritório com o arquiteto Octávio Lixa Filgueiras na Praça de Filipa de Lencastre, no Edifício do Hotel Infante de Sagres
2ª Escritório com Pedro Ramalho e Sérgio Fernandes, na Rua do Barão de S. Cosme, no início dos anos 60; depois mudam-se para a Rua Marques da Silva. Os trabalhos dos arquitetos começam a separar-se;
3ª Escritório com Rolando Torgo, nos fins dos anos 60 até 1973, na rua de D. Hugo;
4ª Escritório, de 1973 até 1993, escritório na Rua Carlos Malheiro Dias nº 283 r/c Direito;
Ao longo da sua vida profissional projetou mais de 200 obras.

"A presente memória descritiva refere-se à habitação que o requerente pretende construir no terreno que possui em Azenhas - Valença, de acordo com as indicações do projecto e respectiva planta topográfica.
A solução preconizada, sendo fortemente condicionada peças características topográficas e de exposição do local escolhido para a implantação do edifício, apresenta-se com uma movimentação volumétrica expressiva, apoiada nas cotas fundamentais do terreno.
A composição desenvolve-se, no essencial, perpendicularmente à inclinação natural do relevo, privilegiando-se a exposição nascente-sul numa relação directa e reciproca com os espaços exteriores, quer nas zonas colectivas de utilização diurna, no primeiro piso, quer ao nível do andar superior, onde se situam os quartos, respectivas dependências complementares e ainda uma ampla "galeria" destinada a biblioteca-trabalho.
Completam o programa da habitação, um volume articulado com o núcleo base, uma garagem, com dois lugares, e um pequeno atelier para cerâmica artística, os quais em conjunto com a sala de estar definem o percurso exterior que conduz à entrada principal.(...)"

Alcino Soutinho in Memória Descritiva de 10 de maio 1989

Peças desenhadas: Conjunto de 26 documentos
Peças escritas: 1 unidade de instalação com:
Peças desenhadas; memória descritiva; diversos

Responsável: Arq. Alcino Soutinho
Estado da obra: