Subsection 4.2 - Maria José Marques da Silva Martins e David Moreira da Silva

[Maria José Marques da Silva e o seu pai José Marques da Silva] [Maria José com seu pai] [José Marques da Silva e sua filha Maria José Marques da Silva] [José Marques da Silva] [José Marques da Silva] [José Marques da Silva] [Fotografia de grupo] [Maria José Marques da Silva à janela de uma casa] [Maria José Marques da Silva] [D. Duarte Nuno com Maria José, David e José Moreira da Silva] [D. Duarte Nuno com Maria José, David, José Moreira da Silva e uma criança] [Catedral] [Romagem ao jazido de José Moreira da Silva] Maria José e David [Maria José Marques da Silva em Paris] [Maria José Marques da Silva] [Receção a Robert Auzelle] [Maria José Marques da Silva com um grupo de pessoas] [Maria José Marques da Silva] [David Moreira da Silva em Luanda]
Results 1 to 20 of 584 Show all

Identity area

Reference code

PT FIMS MSMS-4-4.2

Maria José Marques da Silva Martins e David Moreira da Silva

Date(s)

• [19--]-2002 (Creation)

Level of description

Subsection

Extent and medium

A disponibilizar.

Context area

Name of creator

(1914-1994)

Biographical history

Maria José Marques da Silva Martins, também conhecida por Maria José Marques da Silva nasceu no dia 7 de setembro de 1914, na Praça Marquês de Pombal nº 44, freguesia do Bonfim, no Porto. Foram testemunhas e padrinhos de batismo os seus tios avós, José Lopes Martins e Amélia Lopes Martins de Oliveira, ambos moradores na Praça Marquês de Pombal nº 30.
Em 1933, matriculou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde concluiu o respectivo Curso Especial no ano lectivo de 1937/38 e o Curso Superior de Arquitectura em 5 de Novembro de 1938. Fez tirocínio, dirigindo “in loco”, em 1939/43, todos os trabalhos de construção do seu prédio de rendimento sito às ruas de D. António Barroso e Barjona de Freitas, na cidade de Barcelos, cujo projecto elaborou orientada por seu pai, em Julho de 1939.
Em Julho de 1943, após defesa da respectiva tese na Escola Superior de Belas Artes do Porto, obteve o diploma de arquitectura com a classificação de 18 valores (distinta); sendo a primeira arquiteta a diplomar-se naquela escola.
Inicia a sua actividade profissional no atelier de seu pai e é ai que conhece David Moreira da Silva, arquitecto e urbanista com que veio a casar.
Maria José e David Moreira da Silva partilham o atelier (1941-1994) e efetuam trabalhos de consultadoria, projetos de obras, equipamentos, edifícios mistos, habitações (rurais e urbanas), peças de mobiliário, continuam e concluem obras iniciadas por José Marques da Silva.
Nas décadas de 70 e 80, o casal afastou-se do urbanismo e dedicam-se essencialmente à produção agrícola em Barcelos. No entanto, ainda nessa época, Maria José Marques da Silva Martins desempenhou cargos de chefia na Associação dos Arquitectos Portugueses, tendo presidido à Secção Regional do Norte da Associação dos Arquitectos e organizado o 40.º Congresso desta organização, realizado no Palácio da Bolsa, em 1986.
Faleceu na freguesia da Vitória, Porto, no dia 13 de Maio de 1994.

Name of creator

(1909-2002)

Biographical history

David Moreira da Silva nasceu no dia 28 de janeiro de 1909, na freguesia de Moreira, Concelho da Maia, filho de José Moreira da Silva e Lucinda Alves da Silva.
Ingressou na Escola Superior de Belas Artes do Porto concluindo o curso de Arquitetura Civil, em 1929. Parte para França e é aprovado no Concurso de admissão à Escola Superior de Belas Artes de Paris, matriculando-se, também, no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris. Em 1939 conclui os dois cursos.
Casa com Maria José Marques da Silva Martins em 1943.
Entre 1946 a 1957 foi professor da 16ª cadeira na Escola de Belas Artes do Porto foi, também, professor interino do 20º grupo. Em 1962 participou no Concursos de provas públicas para o provimento de um lugar de professor do 20 grupo - Urbanologia, obteve assim o título de professor agregado.
Como urbanista elabora anteplanos de urbanização da cidade de Luanda, em colaboração de Étienne de Groer; urbanização de Moledo do Minho, Águeda, Paredes, Matosinhos, Aveiro, Barcelos, Evas, Valongo...
Com a colaboração da sua mulher realizam diversas obras destacando-se o Palácio do Comércio, Edifício do trabalho e reforma, Torre de habitação da Cooperativa dos Pedreiros, entre outros.
Faleceu em 2002, no Porto.

Archival history

A subsecção MJMSMDMS é constituída por Maria José Marques da Silva Martins e David Moreira da Silva. Maria José Marques da Silva contraiu matrimónio com David Moreira da Silva na Igreja de Santa Clara, em Vila do Conde, em 10 de Setembro de 1943.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

A disponibilizar.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva.

Existence and location of copies

Related units of description

<a href="http://catalogo.up.pt/F/-?func=find-c&local_base=IMS01&ccl_term=WBAS=MJMSDMS" title="FIMS">Livros do casal Maria José Marques da Silva e David Moreira da Silva</a>

Related descriptions