DC 0071 - Escola de Engenharia da Universidade Católica - Campus de Sintra

PT FIMS BCC-02-11-03-0071

Escola de Engenharia da Universidade Católica - Campus de Sintra

• 1995 - 2000 (Produção)

Peças escritas: 51 pastas; papel.
Peças desenhadas: 301.

Documentos relativos ao processo de obra do edifício da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa, no Campus de Sintra: peças escritas e peças desenhadas.

• Dados sobre a obra
    • Autor: Bartolomeu Costa Cabral
    • Estado da obra: construído
    • Localização: Campus de Sintra, Rio de Mouro
    • Requerente: Universidade Católica Portuguesa
    • Tipo de construção: equipamento escolar
    • Colaboradores: Mário Crespo, arq., João Gomes, arq., Nuno Viterbo Abrunhosa, arq. (Espaços Exteriores), Teixeira Trigo Lda. (Fiscalização), Ferreira Crespo, eng. (Estabilidade) , Eng. Saldanha Palhoto, eng. (Estabilidade), Industrial Laborum (material e equipamento de Laboratório), Engenharia de Acústica e Ambiente (Projeto Acústico e AVAC), Henrique Martins Leal, eng. (CPE-Consultoria e Coordenação de Projetos, Instalações elétricas, telecomunicações, gestão técnica centralizada), Vítor Martins da Silva Rodrigues, eng. (CPE-Consultoria e Coordenação de Projetos, Águas, Esgotos e Gás), José Cardoso, eng. (CPE-Consultoria e Coordenação de Projetos, Instalações Elétricas e Gestão Técnica Centralizada), Nunes Serra, eng. (CPE-Consultoria e Coordenação de Projetos, AVAC), Paulo Cardoso, eng. (CPE-Consultoria e Coordenação de Projetos, Projeto de Segurança), Luiz Cúmano, eng. (Projeto de licenciamento de instalações eletromecânicas de transporte de pessoas e mercadorias)
    • Data do projeto: 1995
    • Data de início da obra: 1999
    • Data de conclusão da obra: 2000

Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva.

«Resultado de um concurso por convites organizado pela Universidade Católica, foi-me atribuída a incumbência do trabalho para construção do primeiro edifício de um campus universitário a criar junto do empreendimento Tagus Park (…). Com quatro pisos, o edifício desenvolve-se em L envolvendo um espaço exterior arborizado com predominância do desenvolvimento Nascente/Poente. O local é uma zona isolada, ainda sem construções e muito sujeita aos ventos fortes do quadrante Norte, pelo que o próprio edifício é o elemento protector do espaço exterior, localizado a Sul. As salas de aula e laboratórios são localizados na fachada Norte, fazendo-se as circulações num corredor central parcialmente aberto no Hall da entrada com vista e luz da fachada Sul. O hall de entrada tem comunicação vertical através de uma escada principal aberta, muito bem iluminada. As áreas especiais de biblioteca, pequenos auditórios e gabinetes localizam-se a Sul.»

In Bartolomeu Costa Cabral 18 Obras / ed. Paulo Providência, Pedro Baía. - Porto: Circo de Ideias, 2019 (2ª ed.).

Processo em tratamento arquivístico.

Pontos de acesso de género

PT/FIMS/BCC/0071

Géneros relacionados