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Descrição arquivística
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[David e Maria José]
PT FIMS MSMS-4-4.2-04-49-Foto2677 · DS · 1985
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

David Moreira da Silva e sua esposa Maria José Marques da Silva em Paris, tendo ao fundo o edifício Ópera de Paris. Souvenir em <i>passepartout</i> de época.

[Corte-alçado]
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-14-3691 · DS · [1893]
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Corte-alçado.
Assinado [José] Marques da Silva, aluno de Laloux.
O verso do documento contém cartaz da romaria de S. Torcato.
Esc.: 1/100 p.m.

Details
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-08-3687 · DS · 1892-04-09
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Pormenores construtivos diversos; pormenor do pavimento.
Assinado por [José] Marques da Silva, aluno de Laloux.
Esc.: 1/5 p.m.

Travée de halle aux grains
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-08-3685 · DS · 1892-04-09
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Corte construtivo transversal da estrutura.
Assinado por [José] Marques da Silva, aluno de Laloux.
Esc.: 1:25 p.m.; 1:50 p.m.

Construction, epures de stabilité
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-07-3267 · DS · 1892-03-16
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Desenho de estabilidade e de estrutura: detalhes construtivos e corte longitudinal e transversal do muro de apoio.
Assinado por [José] Marques da Silva, aluno de Laloux.
Esc.: 1/25 p.m.

Un pont en pierre
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-07-3172 · DS · 1892-03-16
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Planta, corte transversal e alçado.
Assinado por [José] Marques da Silva, aluno de Laloux.
Esc.: 1/25 p.m.

[Plantas dos pisos]
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-30-3164 · DS · [1895]
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Plantas do primeiro, segundo, terceiro e quarto pisos.
Assinado [José] Marques da Silva, aluno de Laloux.
Esc.: 1/200 p.m.

Un hôtel de voyageurs
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-30 · DC · 1895
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Integrado no 20º Concurso de Emulação, Teoria da Arquitetura, Projeto Rendu, da Escola Nacional e Superior de Belas Artes; a prova consistiu na elaboração de "Um hotel para viajantes". O hotel situar-se-ia numa área de atração turística gozando de uma priveligiada vista panorâmica sobre um lago destinando-se a alojar famílias e turistas em geral.

José Marques da Silva obteve uma 1ª menção/1 valor.

O conjunto de documentos relativos à prova académica é composto por 3 desenhos de arquitectura.

Un rendez-vous de chasse
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-29 · DC · 1895
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Integrado no 18º Concurso de Emulação, Teoria da Arquitetura, Projeto Rendu, da Escola Nacional e Superior de Balas Artes; a prova consistiu na elaboração de "Um pavilhão de Caça". O pavilhão deveria ser um local de encontro e reunião de caçadores e convivas durante o Outono e Inverno, época oficial de caça. O pavilhão seria composto por grandes salas e dependências para diversos usos.

O conjunto de documentos relativos à prova académica é composto pelo enunciado e 3 desenhos de arquitectura.

Un tribune officielle sur un champ de manoeuvres
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-28 · DC · 1895
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Integrado no 19º Concurso de Emulação, Teoria da Arquitetura, Projeto Esquisso, 1ª classe, da Escola Nacional e Superior de Belas-Artes com o tema "Uma tribuna oficial para um campo de manobras"; a prova consistiu na composição de uma tribuna para o Presidente da República, assim como tribunas anexas destinadas aos convidados, representantes do grande corpo de estado, para assistirem aos grandes eventos nacionais.

José Marques da Silva obteve como resultado desta prova uma 2ª menção/meio valor.

O conjunto de documentos relativos à prova académica é composto pelo enunciado e 1 desenho de arquitectura.

Les nefs d´une église voûte
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-27 · DC · 1895
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Integrado no 17º Concurso de Emulação a prova sugeria a construção d´"As naves de uma igreja abobadada"; o objectivo do concurso era o estudo de dois vãos contíguos de uma igreja, com as suas naves, central e laterais, com ou sem capelas.

José Marques da Silva obteve uma 1ª menção/ 1 valor.

O conjunto de documentos relativos à prova académica é composto pelo enunciado e 2 desenhos de arquitectura.

Une refuge dans la montagne
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-26 · DC · 1895
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Integrado no 16º Concurso de Emulação com o tema "Um refúgio na montanha" integrado no Projeto Esquisso, 1ª Classe, Secção de Arquitetura da Escola Nacional e Especial de Belas-Artes; o tema propunha a construção de um habitação/refúgio destinado a um chefe cantoneiro reparador e abrigo para passageiros durante tempestadesde neve, ou simplesmente para pernoita.

O conjunto de documentos relativos à prova académica é composto pelo enunciado e 1 desenho de arquitectura.

Le dessin d´une verrière
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-25 · DC · 1895
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Integrado no 2º Concurso de Ornamento e Ajuste, Prémio Auguste Rougevin, Projeto Rendu, Secção de Arquitetura da Escola Nacional e Superior de Belas Artes, a prova sugeria a realização de "Um desenho de um Vitral".

O tema deste enunciado propunha o estudo e desenho de um vitral; utilizando a cor de forma a garantir o efeito transparente do material. O vitral seria aplicado numa grande habitação moderna.

José Marques da Silva obteve com esta prova uma 1ª menção/ 1 valor.

O conjunto de documentos relativos à prova académica é composto pelo enunciado e 1 desenho.

Une maison de retraite pour des ecclésiastiques
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-24 · DC · 1895
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Integrado no 15º Concurso de Emulação, Projeto Rendu, Secção de Arquitetura, da Escola Nacional e Superior de Belas Artes, a prova sugeria a realização de "Uma casa de repouso para eclesiásticos".

O objetivo geral deste concurso era mediante a disposição geral da propriedade, com as condições especiais, terreno no campo, ingreme e pronunciado, edificar uma casa de repouso conjugando a paisagem envolvente com o estudo espacial de um programa que previa a construção de cinquenta habitações para eclesiásticos, tendo em conta os seus hábitos de vida.

O conjunto de documentos relativos à prova académica é composto pelo enunciado e 2 desenhos de arquitetura.

[Un lampadaire: alçado]
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-23-2807 · DC · 1895
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Alçado do projecto "Um lampadário".
Integrado no 1º Concurso de Composição Decorativa, Secção de Pintura, Escultura e Arquitetura, da Escola Nacional e Especial de Belas Artes; o programa tinha como propósito a construção de um lampadário para suportar quatro dispositivos de iluminação, a luz eléctrica ou a gás, um dos quais seria mais importante do que os outros.
Esc.: 1/50 p.m.

José Marques da Silva obteve como resultado desta prova uma 1ª medalha/3 valores.

O desenho contém a assinatura de [José] Marques da Silva, aluno de Laloux.

Le point d´appui milieu d´un pont suspendue
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-22 · DC · 1894
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Integrado no 14º Concurso de Emulação, Concurso Godeboef, Projeto Rendu, da Escola Nacional e Especial de Belas Artes; a prova consistiu na elaboração de uma "Ponto de apoio no meio de uma ponte suspensa".

Neste projeto, o fundamental era a qualidade compositiva do ponto de apoio; conseguindo uma obra de valor artístico, dotado de sensibilidade estética, o qual assumiria o comando de combinações de formas para um conjunto definitivo.

O conjunto de documentos relativos à prova académica é composto por 3 desenhos de arquitetura.

Une fontaine au milieu de la cour du louvre
PT FIMS MSMS-3-3.2-3.2.1-3.2.1.2-3.2.1.2.1-02-21 · DC · 1894
Parte de Marques da Silva/Moreira da Silva

Integrado no 13º Concurso de Emulação, Teoria da Arquitetura, Projeto Esquisso, 1ª Classe, da Escola Nacional e Especial de Belas Artes; a prova consistiu na elaboração de "Uma fonte no meio do páteo do Louvre".

O principal motivo do projeto da fonte proposta seria a glorificação da arte, quer utilizando estátuas alegóricas quer utilizando a figura humana.

O conjunto de documentos relativos à prova académica é composto por 1 enunciado e 1 desenho de arquitetura.