File 038A - SAAL Bairro da Maceda, Porto

[Cartaz SAAL] [Alçados do Bloco 5] [Plantas] [Plantas] Projecto: Alçados de conjunto: Blocos 1,2,3 Projecto: Implantação, perfis Projecto: Pormenorização - Alçados: caixilhos C2, C2, C3, C4, J1, J2, J1a Alteração das coberturas: Corte e pormenores Projecto: Pormenorização - Cortes C3, C4, J1 Projecto: Plantas - Tipo / Instalação eléctrica de iluminação Detalhe do corrimão das escadas Projecto: Plantas dos blocos 1,2,3 Projecto: Alçados / Corte Tipo / Pormenores:Parede Projecto: Plantas - Tipo Implantação: Planta dos perfis Faseamento da operação Projecto: Plantas - Tipo Promenorização - Alçados N1, N2, N3, N4, N5, N6, N7, N8, N9, N10, N11 Projecto: Alçados / Corte Tipo / Pormenores:Parede Promenorização - Alçados N1, N2, N3, N4, N5, N6, N7, N8, N9, N10, N11
Results 1 to 20 of 22 Show all

Identity area

Reference code

PT FIMS AS-1-1.1-001-038A

Title

SAAL Bairro da Maceda, Porto

Date(s)

  • 1974-1984 (Creation)

Level of description

File

Extent and medium

Papel

Context area

Name of creator

(1958-1993)

Administrative history

Alcino Soutinho iniciou a sua atividade de arquiteto em regime de profissão liberal em 1958. Teve vários escritórios, constituídos sem formalismos legais, onde exerceu a prática da arquitetura. Durante a sua vida profissional destacam-se duas fases: numa primeira fase, a profissão foi exercida com vários sócios sem qualquer formalismo; numa segunda fase, em 1993, associa-se à sua filha no escritório que se designa por “Alcino Soutinho Arquitecto Lda.”
Cronologicamente, podemos referir as seguintes fases, enquanto arquitecto em regime liberal:
1ª Escritório com o arquiteto Octávio Lixa Filgueiras na Praça de Filipa de Lencastre, no Edifício do Hotel Infante de Sagres
2ª Escritório com Pedro Ramalho e Sérgio Fernandes, na Rua do Barão de S. Cosme, no início dos anos 60; depois mudam-se para a Rua Marques da Silva. Os trabalhos dos arquitetos começam a separar-se;
3ª Escritório com Rolando Torgo, nos fins dos anos 60 até 1973, na rua de D. Hugo;
4ª Escritório, de 1973 até 1993, escritório na Rua Carlos Malheiro Dias nº 283 r/c Direito;
Ao longo da sua vida profissional projetou mais de 200 obras.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

O processo de obra é constituído por documentação referente ao Serviço Ambulatório de Apoio Local do Norte, contendo a documentação relativa, à área funcional de construção de fogos, nomeadamento ao Bairro da Maceda. Publicações diversas publicações criadas pelo Serviço de Apoio Ambulatório Local ou directamente relacionadas com a sua actividade, aos trâmites processuais e burocráticos inerentes ao processo técnico do planeamento e construção estando, também, inerentes os serviços de gestão de recursos humanos e financeiros, e a documentação particular proveniente dos arquitectos.

Peças desenhadas: 23 documentos.
Peças escritas: 3 dossiers com: caderno de encargos, publicações criadas pelo Serviço de Apoio Ambulatório Local ou directamente relacionadas com a sua actividade, legislação, recortes de imprensa, diversos.
Fotografias: 1 pasta.

  • Dados sobre a obra
    • Autor: Arq. Alcino Soutinho
    • Requerente: Fundo de Fomento da Habitação
    • Estado da obra: construída
    • Localização: Porto
    • Requerente: Fundo de Fomento da Habitação
    • Tipo de construção: reabilitação urbana/ habitação social

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Alcino Soutinho foi diretor do programa SAAL do Bairro do Acácio, no Porto, mais tarde nomeado de Bairro de Maceda, iniciado em outubro de 1974 e terminado depois de 1977.
O bairro tinha casas com condições precárias, as pessoas viviam em condições desumanas, em espaços minúsculos. A proposta presentada pelo grupo, apesar das limitações financeiras, pretendia garantir alguma qualidade àquelas famílias, contando com preocupações a nível funcional e de salubridade.
É então apresentada uma solução de construção em banda, sem detalhes de maior complexidade, sempre com o objetivo de adaptação das diversas tipologias e consequentemente de uma menor despesas a nível de produção.
A implantação da obra no terreno atendeu à criação de espaços coletivos. Houve o cuidado em relação ao significado histórico, social e cultural da malha urbana onde a operação decorreu.

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

  • Portuguese

Script(s)

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places