File 0093 - Remodelação da Casa Museu Guerra Junqueiro

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Reference code

PT FIMS AS-1-1.1-001-0093

Title

Remodelação da Casa Museu Guerra Junqueiro

Date(s)

  • 1990-1997 (Creation)

Level of description

File

Extent and medium

55 peças desenhadas
2 pastas de peças escritas.

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Name of creator

(1958-1993)

Administrative history

Alcino Soutinho iniciou a sua atividade de arquiteto em regime de profissão liberal em 1958. Teve vários escritórios, constituídos sem formalismos legais, onde exerceu a prática da arquitetura. Durante a sua vida profissional destacam-se duas fases: numa primeira fase, a profissão foi exercida com vários sócios sem qualquer formalismo; numa segunda fase, em 1993, associa-se à sua filha no escritório que se designa por “Alcino Soutinho Arquitecto Lda.”
Cronologicamente, podemos referir as seguintes fases, enquanto arquitecto em regime liberal:
1ª Escritório com o arquiteto Octávio Lixa Filgueiras na Praça de Filipa de Lencastre, no Edifício do Hotel Infante de Sagres
2ª Escritório com Pedro Ramalho e Sérgio Fernandes, na Rua do Barão de S. Cosme, no início dos anos 60; depois mudam-se para a Rua Marques da Silva. Os trabalhos dos arquitetos começam a separar-se;
3ª Escritório com Rolando Torgo, nos fins dos anos 60 até 1973, na rua de D. Hugo;
4ª Escritório, de 1973 até 1993, escritório na Rua Carlos Malheiro Dias nº 283 r/c Direito;
Ao longo da sua vida profissional projetou mais de 200 obras.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Peças desenhadas: 56 documentos.
Peças escritas: 2 pastas com: mapas de quantidades e orçamentos, correspondência, peças desenhadas, medições, memória descritiva, recortes de imprensa.

  • Dados sobre a obra
  • Autor: Arq. Alcino Soutinho
  • Estado da obra: construída
  • Localização: Porto
  • Tipo de construção: Reabilitação de edificio

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

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Physical characteristics and technical requirements

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Note

Memória descritiva
Programa base

"Sob o ponto de vista arquitectónico, a solução apresentada para a Casa Museu Guerra Junqueiro consagra dialeticamente dois princípios fundamentais que, inevitavelmente, são ponderados nas operações de recuperação de edifícios com carga histórica significativa; adição mais ou menos carismática ao contexto físico das pré-existências e projecto difuso, conduzido como recomposição do ambiente igualmente pré-existente.
Assim, embora aceitando as contradições históricas do edifício sugerem-se, naturalmente a partir de uma leitura subjectiva, as depurações necessárias ao ordenamento distributivo e morfológico das intervenções, exaltando selectivamente, percursos, espaços ou elementos arquitectónicos mais significativos, com a introdução paralela de novas estruturas capazes de responderem às novas necessidades funcionais.
A aplicação destes conceitos genéricos encontra a sua consequência prática mais expressiva, nas propostas para os remates da área de intervenção- a norte, através de uma solução de continuidade, adicionando um novo elemento arquitectónica à pré-existência; a sul, pela implantação de uma pequena estrutura autónoma.
No primeiro caso, pretende-se estabelecer a conclusão do lado norte do museu, resolvendo as indefinições da respectiva fachada, ao mesmo tempo que, em conformidade com o programa, se visa criar condições para a instalação dos seus serviços, dada a impossibilidade de os integrar na estrutura actual do imóvel.
É oportuno acentuar, por outro lado, o cuidado posto nesta operação, no sentido de lhe garantir a maior discrição, já que o preenchimento do vazio existente se realiza de uma forma apaziguante, sempre referenciada aos elementos presentes, sem com isso, pretender realizar uma reconstrução meramente arqueológica.
A construção preconizada para o extremo sul do jardim, integralmente ocupada pelo sector educativo, tem como objectivo, para além de resposta aos termos do programa, promover o fecho da plataforma superior do referido jardim, em diálogo aberto mas complexo, com a muralha, arvoredo e muro de vedação, pondo, em todo o caso, em evidência, através da linguagem proposta, uma salutar relação reciproca de vizinhança com a Casa Museu, aqui já entendida com a respectiva adição.
O atual edifício do Museu, revitalizado e restituído à sua autenticidade, através de recuperação que envolverá, restauro, limpeza e clarificação dos seus espaços, continuará a funcionar como lugar de exposição permanente da colecção do poeta, adquirindo agora, no entanto, um novo significado cívico-cultural propulsor de desenvolvimento para a cidade e território envolvente.
A estratégia construtiva, decorrente das opções arquitectónicas, assentará, no essencial, na conservação das paredes estruturais de granito com a reconstituição dos respectivos revestimentos, no caso do edifício existente.
As construções de raiz serão, basicamente, constituídas por lâmina de betão armado com segundo paramento interior em tijolo. Para as superfícies exteriores prevêem-se, como materiais de pele, a utilização do reboco pintado e a cantaria de granito nas paredes, e a folha de cobre nas coberturas, enquanto que interiormente se empregarão materiais tradicionais- soalhos de madeira de carvalho e estuques nas paredes e tectos."

Alcino Soutinho in Memória descritiva

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Language(s)

  • Portuguese

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