Barroso, Maria de Jesus Simões, 1925-2015, professora

Barroso, Maria de Jesus Simões, 1925-2015, professora

1925-2015

Filha de Alfredo José Barroso e de Maria da Encarnação Simões, Maria de Jesus Simões Barroso Soares nasceu a 2 de maio de 1925 na Fuseta. Durante a adolescência frequentou o Curso de Arte Dramática da Escola de Teatro do Conservatório Nacional, terminando o curso em 1943. Logo depois entra para a prestigiada companhia de teatro Rey Colaço-Robles Monteiro e em 1944 estreia-se na peça “Aparências”, no entanto, pouco depois de um ano, é impedida de continuar naquela companhia por interferência da PIDE.
        Enquanto fazia carreira como atriz, Maria Barroso Soares prosseguiu os estudos na Faculdade de Letras onde se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas e onde conheceu Mário Soares, com quem viria a casar em 1949 e teve dois filhos, o político João Soares e a psicóloga e professora Isabel Soares. Proibida pelo regime de ser atriz e, mais tarde, de ser professora em escolas públicas, começou a lecionar no Colégio Moderno, que estava sobre direção d seu sogro João Soares. Passados dois anos foi, também, proibida de trabalhar no ensino privado, continuando na sua administração à revelia. Chegado o 25 de abril de 1974 assumiu livremente a direção do Colégio Moderno, cargo que exerceu longos anos.
        Em 1969 Maria Barroso Soares foi candidata a deputada pela CEUD e em 1973 participou no III Congresso da Oposição Democrática, sendo a única mulher a intervir na sessão de abertura. Depois do 25 de abril de 1974 foi eleita deputada da Assembleia da República, onde permaneceu até 1983. Em 1986 Mário Soares é eleito Primeiro-Ministro e Maria Barroso Soares assume o papel de Primeira-Dama de Portugal (1986-1996). Nessa qualidade dedicou-se à defesa familiar, ao combate à exclusão social e a todas as formas de violência, criando, em 1990, o movimento Emergência Moçambique. Terminado o mandato como Presidente da República de Mário Soares, Maria Barroso assumiu a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa até ao ano de 2003.
        Durante a sua vida profissional e social, Maria Barroso Soares recebeu largas condecorações, sendo a última a Grã-Cruz Honorária da Ordem Real de Santa Isabel de Portugal (2002).
        Morreu a 7 de julho de 2015, em Lisboa, com 90 anos.

PT/MIL/MJSB