DC 0242 - Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra

Estudo prévio: Planta do ... Estudo prévio: Planta de ... Projecto: Cortes C1 e C2 Projecto: Alçados A1 e A2 Projecto: Planta Piso 4 Projecto: Cortes C3 e C4 [Esquisso de cortes e pla... Projecto: Alçados A5 e A6 [Vista exterior do depart...

PT FIMS TAV-2-2.2-2.2.3-2.2.3.1-2.2.3.1.2-01-0242

Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra

• 1991-2000 (Produção)

450 peças desenhadas; 38 u.i. de peça escrita; papel.

Fernando Távora, Arquitecto (1946-1996)

História administrativa

Fernando Távora exerceu atividade de arquiteto, como profissional liberal, de 1946 a 1996, no seu escritório da Rua Duque de Loulé, nº 98, 3º esq., freguesia da Sé, Porto.
O acervo profissional do Arq. Fernando Távora é formado pelo material produzido desde o início da sua atividade até à formação com o seu filho de uma nova empresa. Do vasto acervo produzido e acumulado pelo arquiteto podemos encontrar: documentação relativa à sua formação pessoal/profissional, assim como, documentação administrativa e do projeto. Dá-se enfoque aos originais compostos por esquissos e desenhos de estudo, desenhos de projeto e diversos geralmente executados a tinta ou grafite e outras técnicas, sobre canson, vegetal, amocê plásticos, papel comum, etc.; processos compostos por pastas contendo peças escritas relativas a projetos de construção, fotografias de obra, maquetas representativas das fases de elaboração dos projetos, slides, etc.

"Dados a forma, a pendente e o regime dos acessos do terreno bem como o ordenamento e a listagem dos espaços constituintes do edifício, não esquecendo, naturalmente, os seus significados plásticos e simbólico, a proposta para o Departamento de Engenharia Civil apresenta uma estrutura compositiva aderente à generalidade do sistema de curvas de nível, traduzindo, se não uma hierarquia de funções, uma progressiva privacidade a partir do seu ponto focal constituído pela entrada e conjunto de átrios centrais, espacialmente ligados entre si por um sistema de iluminação superior e prolongados horizontalmente por corredores de acesso às instalações.
Desenvolve-se, assim, um sistema que, partindo de um ponto central, se desdobra na horizontal e na vertical, satisfazendo o programa e ocupando a área de terreno que é atribuída ao edifício.
De referir a importância volumétrica e expressiva dada aos vestíbulos, aos anfiteatros, aos três laboratórios (estruturas, mecânicas de solos e hidráulicas), bem como à biblioteca, não esquecendo ainda a frente comercial, prevista a sul, cuja construção vai permitir a existência de terraços de apoio ao piso 2 e consequente enquadramento vegetal arbóreo."
Fernando Távora

Autor: Fernando Távora
Estado da obra: Realizada
Localização: Coimbra - Polo II da Universidade de Coimbra