DC 0230 - Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

[Esquisso de planta, cort... [Esquisso de alçado] Programa-base: Corte Long... Programa-base: Planta de ... Estudo prévio: Plantas e ... Ante-projecto: Corte C1 d... Projecto: Planta geral Vista exterior das trasei... Programa-base: Planta do ... Estudo prévio: Plantas e ... Estudo prévio: Plantas e ... Programa-base: Planta dos... Programa-base: Planta dos... Estudo preliminar: Planta... Estudo preliminar: Planta...

PT FIMS TAV-2-2.2-2.2.3-2.2.3.1-2.2.3.1.2-01-0230

Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

• 1986-1993 (Produção)

496 peças desenhadas; 46 u.i. de peça escrita; papel.

Fernando Távora, Arquitecto (1946-1996)

História administrativa

Fernando Távora exerceu atividade de arquiteto, como profissional liberal, de 1946 a 1996, no seu escritório da Rua Duque de Loulé, nº 98, 3º esq., freguesia da Sé, Porto.
O acervo profissional do Arq. Fernando Távora é formado pelo material produzido desde o início da sua atividade até à formação com o seu filho de uma nova empresa. Do vasto acervo produzido e acumulado pelo arquiteto podemos encontrar: documentação relativa à sua formação pessoal/profissional, assim como, documentação administrativa e do projeto. Dá-se enfoque aos originais compostos por esquissos e desenhos de estudo, desenhos de projeto e diversos geralmente executados a tinta ou grafite e outras técnicas, sobre canson, vegetal, amocê plásticos, papel comum, etc.; processos compostos por pastas contendo peças escritas relativas a projetos de construção, fotografias de obra, maquetas representativas das fases de elaboração dos projetos, slides, etc.

"O objectivo do projecto era bem claro: instalar, recuperando o edifício do antigo Convento de Refóios e sua quinta, uma Escola Superior Agrária de nível politécnico.
O conjunto encontrava-se em estado de degradação avançada depois de cumpridas várias fases de residência conventual desde 1154, data da sua fundação, até à actualidade, passando por 1834, data a sua extinção; situa-se no Norte de Portugal, entre Ponte de Lima e Ponte da Barca, ocupando uma encosta da edénica paisagem da Ribeira Lima.
O programa da Escola, não entendendo embora à especificidade própria do edifício e do sítio, admitia entretanto alguma flexibilidade a alguma criatividade como resultado das pressões de ordem patrimonial que as pré-existências poderiam porventura sugerir, solicitar ou mesmo impôr.
Deste jogo de tensões nasceu o Projecto e a realização do conjunto onde procuramos compatibilizar, em termos de funcionalidade e de linguagem, o novo programa com o edifício e o lugar, garantindo a sua continuidade histórica e o seu valor e significado culturais. Satisfeito parcialmente o programa pela reutilização dos espaços construídos existentes, com a contribuição consequente do seu carácter próprio, algumas instalações houve que prever de raiz, por incapacidade de adaptação ou por ausência do existente.
Assim, novos edifícios se distribuem pelos espaços da quinta mas aí, também, é o próprio plano do conjunto que os solicita e condiciona, num processo de crescimento que se diria já previsto, tão natural - e quase fatal - ele se manifesta.
Uma contribuição, enfim, para uma nova modernidade que se debate entre um passado a observar e um futuro a construir."
Fernando Távora

Autor: Fernando Távora
Estado da obra: Realizada
Localização: Ponte de Lima / Refóios do Lima (lugar do Mosteiro)
Requerente: Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Tipo de construção: Remodelação de habitação

Outras informações
Colaboradores:José Bernardo Távora, Fernando Barroso, Carlos Martins, Natacha Charlton White, Miguel Mesquita, José Manuel Teixeira, Humberto Vieira.
Construtor:
Sociedade de construções Soares da Costa S, A. (Convento e Auditório)
Construção Moderno, S. A (Residência)
Especialidades:
Estruturas - Engº João Araújo Sobreira