Pina, José Augusto de, 1962-, argumentista

Zona de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Pina, José Augusto de, 1962-, argumentista

Forma(s) paralela(s) de nome

    Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

      Outra(s) forma(s) de nome

      identificadores para entidades coletivas

      Área de descrição

      Datas de existência

      1962-

      Histórico

      José Augusto de Pina nasceu em 1962, em Lisboa. Frequentou o Curso Superior de Cinema, no Instituto Politécnico de Lisboa. Em consequência disso tornou-se argumentista e realizador, sendo o seu primeiro trabalho a criação de um argumento para um videoclip, em 1989, vencendo o concurso da Secretaria de Estado da Juventude.
      José Pina esteve na fundação da empresa de escrita criativa Produções Fictícias. Foi desde 1992 que conciliou a atividade de argumentista com a de humorista, escrevendo guiões para Herman José, estando, também, envolvido na co-autoria de programas como “Boião de Cultura” e “Hora H”, por exemplo. Um dos seus trabalhos de mais êxito que conciliou o humor com a sua atividade de argumentista foi o “Contra Informação”, exibido na RTP 1.
      José Pino foi ainda escritor dos periódicos “Inimigo Púbçico”, “Visão”, “Record” e “A Bola”. Entre os anos de 2009 e 2011 foi cronista do “jornal i”, comentador assíduo do programa da SIC Mulher “Prazer dos Diabos”, autor, realizador e ator do programa “Fogo Posto”, da SIC Radical e autor e ator do “Humor e a Cidade”, programa exibido na estação pública RTP 3.
      José Pine esteve envolvido em vários projetos dos canais da RTP, nomeadamente na escritura de guiões para o programa “Café Central”, da RTP 2 e “Estado de Graça”, da RTP 1 e na produção da telenovela “Paixão do Poder”. Além disso, foi comentador de programas do Canal Q, especificamente do “Inimigo Público” e do “Sacanas sem Lei”.
      Atualmente, José Pina, é professor de Cine-Video na Escola António Arroio, comentador da SIC Radical no programa “Irritações”, comentador semanal do programa desportivo da TVI 24 “Prolongamento” e humorista da Sporting TV, no programa “Futebol de Perdição”, estas duas últimas funções motivadas pelo seu gosto convicto e assumido que tem pelo Sporting Clube de Portugal.
      No decurso do seu percurso profissional publicou três obras, nomeadamente “Nascido para mandar: guia para chegar ao poder em Portugal”, de 2004, “Agenda Política 2006”, de 2005 e “Depois digam que não vos avisei: Política em 3D”, de 2011.

      Locais

      Estado Legal

      Funções, ocupações e atividades

      Mandatos/fontes de autoridade

      Estruturas internas/genealogia

      Contexto geral

      Área de relacionamentos

      Área de pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assuntos

      Pontos de acesso - Locais

      Ocupações

      Zona do controlo

      Identificador de autoridade arquivística de documentos

      PT/MIL/JAP

      Identificador da instituição

      Regras ou convenções utilizadas

      Estatuto

      Nível de detalhe

      Datas de criação, revisão ou eliminação

      Línguas e escritas

        Script(s)

          Fontes

          Notas de manutenção