DC 0234 - Remodelação e ampliação do Museu Nacional de Soares dos Reis

[Esquisso de planta e alç... [Esquisso de planta] Proposta - Planta do Piso 3 Proposta - Cortes Projecto de remodelação 1...

PT FIMS TAV-2-2.2-2.2.3-2.2.3.1-2.2.3.1.2-01-0234

Remodelação e ampliação do Museu Nacional de Soares dos Reis

• 1987-2001 (Produção)

573 peças desenhadas; 32 u.i. de peça escrita; papel.

Fernando Távora, Arquitecto (1946-1996)

História administrativa

Fernando Távora exerceu atividade de arquiteto, como profissional liberal, de 1946 a 1996, no seu escritório da Rua Duque de Loulé, nº 98, 3º esq., freguesia da Sé, Porto.
O acervo profissional do Arq. Fernando Távora é formado pelo material produzido desde o início da sua atividade até à formação com o seu filho de uma nova empresa. Do vasto acervo produzido e acumulado pelo arquiteto podemos encontrar: documentação relativa à sua formação pessoal/profissional, assim como, documentação administrativa e do projeto. Dá-se enfoque aos originais compostos por esquissos e desenhos de estudo, desenhos de projeto e diversos geralmente executados a tinta ou grafite e outras técnicas, sobre canson, vegetal, amocê plásticos, papel comum, etc.; processos compostos por pastas contendo peças escritas relativas a projetos de construção, fotografias de obra, maquetas representativas das fases de elaboração dos projetos, slides, etc.

"Outrora residência nobre, depois palácio real, o hoje Museu Nacional de Soares dos Reis, após cinquenta anos de existência, apontava claramente a necessidade da sua remodelação.
Não que o seu acervo tenha sido ou venha a ser sensivelmente alterado na sua natureza ou na sua quantidade, mas porque a sua capacidade de atracção vinha sendo reduzida: percursos de visita pouco flexíveis, ausência de equipamentos complementares (exposições temporárias, depósito e tratamento de acervo, loja de vendas, cafetaria), necessidade de novas instalações da Direcção, conservadores e serviços administrativos, carência de estacionamento de veículos, quase total desaproveitamento de cerca de um hectare de terreno livre nas traseiras e que podia permitir a melhorias dos acessos actuais.
O projecto, realizado em diversas fases, procura dar satisfação integrada a todas as necessidades referidas de modo a tornar o Museu Nacional de Soares dos Reis mais cómodo, mais atraente, mais livre, mais variado, mais aberto - numa palavra - mais vivo."
Fernando Távora

Autor: Fernando Távora
Estado da obra: Realizada
Localização: Porto - Rua D. Manuel II
Requerente: Instituto Português de Museus (IPM) e Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueologico (IPPAR)
Tipo de construção: Remodelação e ampliação de museu

Outras informações
Colaboradores: Alexandra Borges, Ana Veiga, Carlos Martins, Fernando Barroso, Humberto Vieira e Patrícia Esteves.
Construtor: Soconstroi, Soares da Costa
Especialidades:
Fundações e estruturas - Engº Vitor Martins e Engº José Carlos Pimentel
Instalações eléctricas e segurança - Rodrigues Gomes e Associados, Ldaª
Eng.. José António Rodrigues Gomes
Inst. mecânicas - gestão de energia técnica lda.: Engº Alfredo Costa Pereira
Engº Raúl Beça
Paisagismo - Aparte - Consultores de Arquitetura Paisagista Lda.
- Arq. Laura Roldão Costa

• português