Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1997-2002 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
112 peças desenhadas; 52 u.i. de peça escrita; 3 maquetas; papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Em 9 de Abril de 1997, Fernando Távora e seu filho José Bernardo Távora constituíram uma sociedade comercial por cotas designada por "F. Távora & J. B. Távora, Arquitetos, Lda.", cujo escritório se localizava na Rua do Aleixo, nº 53 - 3º, Porto. A sociedade, que tinha por objeto "a prestação de serviços de arquitetura, engenharia, urbanismo e planeamento, design e subcontratação de serviços, direção e fiscalização de obras, consultoria e assistência técnica nestas áreas", encerrou formalmente em setembro de 2005.
O acervo produzido e acumulado pela entidade é composto, maioritariamente, por projetos de arquitetura e, também, por documentação administrativa.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
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Dados sobre a obra
- Autor: Fernando Távora
- Estado da obra: não realizada
- Localização: Sintra
- Requerente: Câmara Municipal de Sintra
- Tipo de construção: reabilitação de Ruas e Praças/Parque de estacionamento subterrâneo
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Outras Informações
- Arquitectura Paisagist : Aparte - Consultores de arquitectura paisagista, Lda. - Arq. Laura Roldão costa
- Colaboradores: Alexandra Barreiros, Angelo Monteiro, Carla Pestana, Filipa Rocha, Joana Almenda, José Bernardo Távora, Ricardo Câmara, Rui Caetano, Rute Santos, Sara Vieira
- Especialidades:
- Fundações e estruturas - Etel Lda. - Escritório técnico de Engenharia Civil Lda.
- Eng. Baptista Barros
- Instalações e equipamentos de águas e esgotos - Vitor Abrantes - Projectos e Consultadoria, lda - Engº Vitor Abrantes
- Instalações e equipamentos eléctricos - Auditene Lda - Engº. Manuel Alberto da Silva Fernandes
- Instalações e equipamentos mecânicos - Pravac - Projects e estudos térmios, Lda. - Eng. Eduardo Maldonado
- Arquitectura Paisagista - Aparte - Consultores de arquitectura paisagista, Lda. - Arq. Laura Roldão costa
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Cronologia
- Abril de 1998: estudo prévio
- Outubro de 2000: anteprojecto
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
"O projecto de requalificação da Vila Velha e Volta do Duche e Parque de Estacionamento Subterrâneo tem por intenção propor as bases de uma intervenção coerente e coordenada que promova a melhoria em termos de funcionalidade, de beleza e de conforto da área definida numa visão integrada do planeamento concelhio e constituindo, paralelamente, acção exemplar e extensível, nas suas soluções e nas suas consequências.
"A proposta para a área da Vila Velha pretende, em termos de espaços públicos, recuperar ou requalificar os existentes. A redução do trânsito automóvel, o controle de estacionamentos e do acesso de cargas e descargas, o tratamento cuidado de pavimentos e níveis, contribuirão para nova identificação dos espaços; o seu equipamento com iluminação, mobiliário, árvores, sinalética, fontes ou motivos evocativos, tudo em conjunto, apoiado pela compreensão e interesse dos usuários, poderá contribuir para novo e requalificado ambiente, a que o tratamento de edifícios e coberturas, frentes comerciais ou publicidade deverá dar indispensável reforço.
O traçado da Volta do Duche, nos seus dois pisos, apoia-se naturalmente no traçado actual, sofrendo entretanto algumas flexões consequentes de relevo do terreno, da existência de vegetação arbórea, da relação, por rampas, entre os pisos, dos respectivos perfis transversais ou de aberturas que facilitem leituras da paisagem exterior.
Junto à Câmara Municipal o traçado prevê a remodelação da praceta existente e se acesso a estacionamento privativo; junto da entrada da Vila é estabelecida uma relação clara entre o trânsito de veículos e o preferencial trânsito de peões, relação que identifica claramente a distinção complementar entre um espaço viário e um espaço pedonal.
Finalmente referir-se-á que, para além de problemas de carácter funcional ou construtivo, o projecto revela especiais preocupações de carácter estético e ambiental, de modo a encontrar-se aí, não apenas uma banal arrecadação subterrânea de viaturas, mas um espaço que para além de servir o se objectivo inicial, se integra pelos traçados que oferece, pelo modo como o seu espaço interno recebe a luz, pela paisagem exterior que observa, no "clima" físico e ambiental da Vila de Sintra."
Fernando Távora