UP ATOM Server

Vieira, Maria Helena Correia Carvalho, 1953-, cantora de ópera

Zona de identificação

tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Vieira, Maria Helena Correia Carvalho, 1953-, cantora de ópera

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

datas de existência

1953-

História

Maria Helena Correia Carvalho Vieira nasceu a 7 de março de 1953, em Lisboa. Desde cedo apresentou interesse pela música, o que a levou a frequentar o Conservatório Nacional de Música, em Lisboa. Viajou até outros países com o intuito de aumentar o seu nível de formação, nomeadamente até França e Suíça.
A estreia de Helena Vieira deu-se em 1978 no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, com a ópera “La Bohème”. Três meses depois atuou no Teatro São Carlos, sob a direção de Willhelm Wodnansky, com a ópera “La Spinalba” e no fim desse ano atuou, ainda, em Viana do Castelo. Contudo, o seu verdadeiro lançamento aconteceu em 1979 com a peça “As Guerras de Alecrim e Manjerona”, no Teatro São Carlos.
Em 1982 Helena Vieira volta ao São Carlos desta vez para participar numa série de óperas que se estenderam até 1985, especificamente “A Flauta Mágica”, “Soror Genoveva”, “Os Contos de Hoffmann”, “A Hora Espanhola”, “O Cavaleiro da Rosa” e “Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny”. Em 1987 volta à Suíça para atuar com a peça “O Cavaleiro da Rosa”, fazendo furor junto da plateia.
Além da ópera, Helena Vieira ganhou notoriedade pelas suas participações na RDP, na RTP, na Juventude Musical Portuguesa, na Secretaria de Estado da Cultura e na Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1994 participou no projeto “As Canções do Século” que juntou Helena Silva, Lena D’Água e Rita Guerra com o intuito de interpretarem temas frenceses, italianos, americanos e portugueses que tenham tido notoriedade entre 1900 e 1990. Este projeto resultou num disco que foi lançado nesse próprio ano e foi disco de prata. Até ao ano de 1997, o trio deu espetáculos por várias zonas de Portugal e em 1998 participou num concerto a que deram o nome do projeto.

Locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Zona do controlo

Identificador da descrição

PT/MIL/MHCCV

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Infopédia: https://goo.gl/ign8qE

Notas de manutenção