
Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1893-04 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
1 processo de projeto;
1 documento simples;
55 imagens digitais.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Alberto Álvares Ribeiro nasceu na freguesia da Sé, no Porto, em 10 de janeiro de 1842, filho de Joaquim Torcato Álvares Ribeiro e de Jerónima Júlia do Vale Pereira Cabral. Em 1872, casou com Maria da Natividade do Vale Pereira Cabral, sua prima direita, com quem teve 6 filhos. Tirou o curso de Engenharia Civil de Pontes, de Estradas e de Minas, na Academia Politécnica do Porto, entrando em 1864, por concurso, para o quadro de Engenheiro de Obras Públicas. Posteriormente, foi nomeado Engenheiro-Diretor de Obras Públicas em Aveiro.
Em 1893 a pedido do Prior da Irmandade de S. Bento de Avé Maria do Porto, elaborou uma proposta de projeto técnico alternativa à defendida pelo governo, que apresentou ao Ministro da Obras Públicas Doutor Bernardino Machado, sacrificando apenas a parte do convento e minimizando o papel da futura Estação de S. Bento. Em 1903 iniciam-se as obras para a Estação de S. no lugar do antigo convento, com base no projecto de José Marques da Silva.
Faleceu em 12 de janeiro de 1926, no Porto.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
O conjunto informacional digital foi doado pelos familiares de Alberto Maria Ribeiro de Meireles, mediante contrato de doação assinado em 12 de maio de 2015.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conteúdo informacional é composto por um Processo de projeto constituído por documentos escritos, documentos desenhados e uma fotografia. Fazem parte dos documentos escritos: caderno manuscrito com a exposição do Prior da Irmandade ao Ministro das Obras Públicas, Bernardino Machado Guimarães; memória justificativa do projecto da Estação de S. Bento.
Fazem parte dos documentos desenhados: planta do convento e igreja; planta do projeto da Estação de S. Bento e planta da Estação do Pinheiro (Campanhã) no Porto e cais de passageiros do Caminho de Ferro do Minho e Douro.
Uma fotografia da fachada da igreja, sacristia e casa das escolas de S. Bento.
Faz parte, também, do conjunto informacional um documento simples: manuscrito de autoria do Dr. Alberto Maria Ribeiro de Meireles, com transcrição do Livro da Fundação do Real Mosteiro de S. Bento da Avé Maria, em depósito no Arquivo Distrital do Porto com o nº de manuscrito 288.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de informação fechado.
Sistema de arranjo
Organização temática.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
As cópias digitais serão disponibilizadas exclusivamente no âmbito de pesquisas realizadas por investigadores do Centro de Documentação e Investigação em Cultura Arquitetónica da FIMS.
Condiçoes de reprodução
A reprodução dos documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o seu tipo, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina e carece sempre de autorização prévia da FIMS, enquadrando-se no Regulamento interno de reprodução de documentos. Está, ainda, sujeita à legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Alberto Maria Ribeiro de Meireles era filho de Alberto Álvares Ribeiro, Engenheiro responsável pela elaboração do projeto alternativo à Estação de S. Bento apresentado pela Irmandade de S. Bento ao Ministro das Obras Públicas.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
-
Fims.up.pt. Disponível em: aqui (acesso em junho de 2015).
Nota do arquivista
Documentação organizada e descrita por Conceição Pratas.