Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1999-2002 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Papel
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Alcino Soutinho iniciou a sua atividade de arquiteto em regime de profissão liberal em 1958. Teve vários escritórios, constituídos sem formalismos legais, onde exerceu a prática da arquitetura. Durante a sua vida profissional destacam-se duas fases: numa primeira fase, a profissão foi exercida com vários sócios sem qualquer formalismo; numa segunda fase, em 1993, associa-se à sua filha no escritório que se designa por “Alcino Soutinho Arquitecto Lda.”
Cronologicamente, podemos referir as seguintes fases, enquanto arquitecto em regime liberal:
1ª Escritório com o arquiteto Octávio Lixa Filgueiras na Praça de Filipa de Lencastre, no Edifício do Hotel Infante de Sagres
2ª Escritório com Pedro Ramalho e Sérgio Fernandes, na Rua do Barão de S. Cosme, no início dos anos 60; depois mudam-se para a Rua Marques da Silva. Os trabalhos dos arquitetos começam a separar-se;
3ª Escritório com Rolando Torgo, nos fins dos anos 60 até 1973, na rua de D. Hugo;
4ª Escritório, de 1973 até 1993, escritório na Rua Carlos Malheiro Dias nº 283 r/c Direito;
Ao longo da sua vida profissional projetou mais de 200 obras.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Peças desenhadas: 43 documentos.
Peças escritas: 4 pastas com: memória descritiva, projecto de execução, correspondência, peças desenhadas, clausulas técnicas especiais, diversos.
-
Dados sobre a obra
- Autor: Arq. Alcino Soutinho
- Estado da obra: construída
- Localização: Vila Nova de Gaia, Olival
- Tipo de construção: centro de treino e formação desportiva
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
O Centro de Treino e Formação Desportiva de Crestuma/Olival- Gaia, organiza-se, tomando como modelos referenciais instalações congéneres, embora no caso vertente, face à topografia do terreno, relativamente acidentada, tenha sido necessário recorrer à sua modelação, quase sempre a partir de desaterros para a criação de plataformas onde se desenvolverão os respectivos campos de treinos.
A proposta baseia-se no essencial, na criação de uma nova realidade paisagística, na qual os edifícios, predominantemente com 1 piso, se integram nas zonas de transição dos níveis relvados. Estes, por sua vez, concordando entre si, também através de taludes com cobertura verde, ou ainda por intermédio de gabiões de granito, igualmente revestidos com elementos vegetais, propondo-se, paralelamente, a plantação de zonas arborizadas nas áreas de parqueamento automóvel, bem assim como de sebes vivas envolvendo as vedações metálicas no perímetro do empreendimento.
Esta estratégia visa, assim criar um ambiente em que a presença dos elementos naturais se sobrepões, visualmente ao edificado, sem prejuízo, no entanto, do melhor funcionamento dos espaços encerrados previstos no programa do Centro, constituído, fundamentalmente, por três núcleos de construções destinados, respectivamente, às Equipas A e B, Equipas Júniores e Juvenis, e ainda um edifício para alojamento temporário dos atletas. Como complemento do programa está prevista uma zona de Bancada coberta com 2000 lugares, um pequeno Bar de Apoio, Bilheteiras e Instalações sanitárias para público. Junto da entrada do Centro localiza-se uma pequena construção ocupada pela Portaria e Zona de imprensa.
Acrescenta-se ainda que toda a área abrangida pelo Centro será percorrida por um sistema de circulação para segurança e manutenção dos relvados, quer dos campos de treinos, quer das zonas verdes envolventes.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
- português