Correspondência trocada entre Bernardo Ferrão e diversas entidades (por exemplo, Arquivo Histórico Diocesano de Santiago de Compostela, A. Coelho Baptista, António Cruz, António Menéres, António Salvador (Museu de Francisco Tavares Proença Júnior - Castelo Branco), Carlos Freitas, Christian Thenevkanff (Staatliche Museen, Berlim), Conde de Atalaya, Ecyla Brandão, Emmanuel Ricou (Museu de Marinha), Estúdio Mário Novais (fotógrafo), Eugénio de Andréa da Cunha e Freitas, Flávio Gonçalves, Francisco Ernesto Oliveira Martins, Francisco Marques, Francisco Mourão, Fratelli Fabbri Editora,
Fundação Calouste Gulbenkian, Gerardo Britto Raposo da Câmara, Hipólito Raposo (Quito), Imprensa Nacional-Casa da Moeda, João Botelho Moniz Borba, João Hermes Pereira de Araújo, Joaquim Quirós de Andrade, José Abecassis, José María Recondo S.J. (padre), José Mendonça Furtado, José Pedro Sant’Anna Medeiros, L. A. Esteves Pereira, Lello & Irmão Editores, M. Blanch (Ampliaciones y Reproducciones MAS, Barcelona), M. Simões, Madalena Lacerda, Manuel Alves de Oliveira, Margarita Estella (Instituto de Arte “Diego Velazquez”, Madrid), Maria Alcina Afonso dos Santos (Museu do Abade de Baçal), Maria Helena Mendes Pinto, Maria José Porto de Araújo Rangel Pamplona da Fonseca e Francisco Eduardo António Duarte da Fonseca, Maria Madalena de Cagigal e Silva, Museu de Arte Popular, Museu e Biblioteca do Vaticano, Museu Grão Vasco, Museu Histórico do Rio de Janeiro (Brasil), Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, Museu Nacional de Arte Antiga, Parque Municipal de Exposição de Braga, Rafael Monteiro, Ruben A. Leitão,
Simão Guimarães, Filhos, Lda., Sir Richard Hyde Parker, The Hispanic Society of America, Theresa Maria Schedel de Castelo Branco, Tilde Canti, Túlio Espanca, Victoria and Albert Museum, etc.).
Contém: cartas; cartões postais; imagens fotográficas; fotocópias; artigos.
Correspondência. Cartas de Túlio E. Perez - Comissão de Turismo de Évora. Contém fotos de esculturas.
Correspondência trocada com José María Recondo S.J. (padre).
Correspondência recebida.
Carta de José A. Abecassis. Contém com 3 fotografias de móveis.
Correspondência; fotos de tapeçarias; fotocópias de fotografias; lista de imagens preservadas no Museu de Arte Antiga.
Correspondência recebida de João Hermes Pereira de Araújo. Contém fotos de imagens e de mobiliário.
Carta de ?. Contém fotocópias de "Mobiliário açoriano, elementos para o seu estudo: Um exemplo a seguir por todo o espaço português", de João Silva de Sousa.
Cartão postal do arquitecto António Menéres, que envia em anexo uma comunicação de sua autoria, "Comunicação ou Colóquio APOM-76: - Factores de Degradação da Arquitectura Popular".
Cartas de L. A. Esteves Pereira. Fotos de esculturas de imagens.
Correspondência. Fotos de um oratório.
Correspondência trocada com o diretor do serviço de contabilidade central e com o director desta instituição.
Carta de Mário Soares (Estúdio Mário Novais). Fotos de tapeçarias.
Carta de Ernesto Veiga de Oliveira (Centro de Estudos de Etnologia).
Correspondência trocada. Contém uma carta de Flávio Gonçalves datada de 13 de abril de 1969.
Correspondência trocada com J. B. da Silva. Contém uma lista bibliográfica e um cartão de uma filha de Bernardo Ferrão, Cristina.
Processo de correspondência entre Bernardo Ferrão e o Comissariado para a XVII Exposição Europeia de Arte «Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento».
Fotos e diapositivos de cerâmicas. Fichas e recibos de empréstimo de peças para a referida exposição.
Documentação relativa à Casa do Costeado, situada em Guimarães, propriedade de Bernardo Ferrão, que havia pertencido a seus pais. Contém: fotografias; correspondência; notas/apontamentos; plantas e artigos.
Fotos dos espaços interiores das casas indicadas no título.
Coleção de postais.
Fitas de negativos.
Foto da "sala de Disputos (c.ª 1595): Colégio da Purificação, Évora", e notas/apontamentos sobre a mesma.
Fotos de cerâmica e salvas de prata.
Fotos de tectos, mobiliário e esculturas de imagens.
Fotocópias de guia/catálogo de exposição realizada em Março de 1977.
Fotos de esculturas de imagens do "Bom-pastor".
Desenho de uma imagem do "Bom-Pastor".
Correspondência trocada com a Simão Guimarães, Filhos, Lda. Fotos de imagens.
Documentação relacionada com o estudo de imagens de marfim. Contém: correspondência; imagens fotográficas; exemplares da revista Gil Vicente; notas/apontamentos.
Correspondência, cartas de Ecyla Brandão e Gerardo Britto Raposo da Câmara. Contém fotos de imagens de marfim, pertencentes ao Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.
Correspondência diversa. Contém recibos, guia de remessa, notas/apontamentos e um exemplar do "Boletim dos trabalhos Históricos".
Correspondência relacionada com a elaboração e publicação de artigos sobre os marfins luso-orientais. Contém notas/apontamentos; fotos de imagens de peças de marfim; texto datilografado "Imagens Indo, Singalo e Sino-Portuguesas", artigo de Bernardo Ferrão para a revista "Museu".
Envelope com fotografias de imagens.
Correspondência com: o Museu e a biblioteca do Vaticano (e faturas de compra de livros); Maggs Bros. Ltd. Lista com referências de obras que se encontravam no Museu do Vaticano e apontamentos sobre a mesmas.
Correspondência. Contém fotos de esculturas e pinturas religiosas, postais, diapositivos e um cartão de visita com mensagem. Contém ainda uma foto pessoal de Bernardo Ferrão, numa reunião com outros.
Fotos de imagens
Factura, passada por Francisco Marques, de provas fotográficas; foto de escultura de imagem.
Correspondência. Cartas de Túlio Espanca e de António Augusto Charrua Faustino. Fotos de esculturas e pinturas de imagens.
Fotos de esculturas de imagens.