Juan Carlos, 1938-, rei de Espanha

Forma autorizada do nome

Juan Carlos, 1938-, rei de Espanha

Forma(s) paralela(s) de nome

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

• Borbón-Dos Sicilias, Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y, 1938-, rei de Espanha

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

Datas de existência

1938-

Histórico

Filho de João, Conde de Barcelona e de Maria das Mercedes de Bourbon-Duas Sicílias, Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón-Dos Sicilias nasceu a 5 de janeiro de 1938, em Roma. Em 1948 mudou-se para Espanha com o intuito de ser educado na terra natal dos seus antepassados. Iniciou os seus estudos no Instituto San Sebastián e terminou o bacharelato no Instituto San Isidro, em Madrid, no ano de 1954. Em 1955 estudou nas academias e escolas militares de três exércitos, onde atingiu o grau de Oficial. Em 1957 frequentou a Escola Naval de Pontevedra e na Escola Aérea, em San Javier. Entre e1960 e 1961 concluiu a sua formação na Universidade Complutuense de Madrid, formando-se em Direito Político e Internacional, Economia e Finanças Públicas. Em maio de 1962 casou com a princesa Sofia da Grécia, com quem teve três filhos, Elena, Duquesa de Lugo, Cristina da Espanha e Filipe VI da Espanha.
      Depois do falecimento do anterior Chefe de Estado, Juan Carlos foi proclamado rei de Espanha e exerceu ativamente esse cargo no período de 1975 a 2014 e, desde então, ficou conhecido como o “Rei de todos os espanhóis”. Nesses anos visitou oficialmente a grande maioria dos países do mundo e os seus principais organismos, sendo um impulsionador do novo estilo nas relações ibero-americanas, acabando por ser distinguido com diversos prémios pelo seu papel de destaque no restabelecimento da democracia em Espanha. Em 2014 abdica do cargo que exercia até então, sendo o seu filho mais velho, Filipe João Paulo Afonso de Todos os Santos de Bourbon e Grécia, proclamado Rei de Espanha, desde esse momento chamado de Filipe VI de Espanha. Juan Carlos exerce o Alto Patronado das Reais Academias e mantem uma relação institucional com várias Universidades, sendo Doutor Honoris Causa por uma trintena de prestigiadas universidades.

Locais

Estado Legal

Funções, ocupações e atividades

Mandatos/fontes de autoridade