Neto, João Cabral de Melo, 1920-1999, escritor

Neto, João Cabral de Melo, 1920-1999, escritor

1920-1999

João Cabral de Melo Neto nasceu a 9 de janeiro de 1920, no Pernambuco, Brasil. Casou com Stella Maria Barbosa de Oliveira, tendo, com esta, cinco filhos, tendo anunciado o fim do relacionamento anos mais tarde. Em 1986 voltou a casar, desta vez com Marly de Oliveira.
      Apaixonado pelas letras, João Neto iniciou cedo a sua carreira como escritor. Destacava-se por um estilo vasto que ia desde o surrealismo ao popular. Foi o fundador de uma nova maneira de escrever poemas no Brasil, através da estética rigorosa, mas longe do convencional. Enquanto escritor foi um dos membros da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras. Entre as suas obras de maior destaque estão, por exemplo, “Pedra de Sono” (1942), “O Cão sem Plumas” (1950), “Quaderna” (1960), “A Escola das Facas” (1980), “Tecendo a Manhã” (1999), entre outras.
      João Neto chegou a ser acusado de ter ligações ao Partido Comunista, quando este era ilegal no Brasil. Esta acusação ocorreu em 1952 e o caso foi julgado no Supremo Tribunal Federal.
      Quanto a condecorações, João Neto foi elevado a Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada de Portugal, em 1987, venceu o Prémio Camões, em 1990, ganhou o Neustadt International Prize for Literature, em 1992, o Premio Reina Sofía de Poesía Iberoamericana, em 1994 e foi elevado a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo de Portugal, em 1998.
      Morreu a 9 de outubro de 1999, no Rio de Janeiro, Brasil, com 79 anos.

PT/MIL/JCMN

Academia Brasileira de Letras: https://goo.gl/ax9QYQ