SI RGF - Rui Goes Ferreira

[Fotografia das Instalações Balneares e Acessos ao Clube de Turismo da Madeira] [Fotografia da Maquete da Escola Primária da Nazaré 01] [Fotografia da Maquete da Escola Primária da Nazaré 02] [Fotografia da Maquete da Escola Primária da Nazaré 03] [Fotografia da Maquete da Escola Primária da Nazaré 04] [Fotografia da Maquete da Escola Primária da Nazaré 05] [Fotografia do Terreno para a Casa do Povo da Boaventura 1] [Fotografia do Terreno para a Casa do Povo da Boaventura 2] [Anteprojeto - Alçados Poente e Sul] [Ante-projeto – Alçados Nascente e Norte] Projeto – Plantas – Andar e Coberturas [Fotografia da Maquete do Complexo Residencial no Pico dos Barcelos 06] [Fotografia da Maquete do Complexo Residencial no Pico dos Barcelos 07] [Fotografia da Maquete do Complexo Residencial no Pico dos Barcelos 08] [Fotografia da Maquete do Complexo Residencial no Pico dos Barcelos 09] [Fotografia da Maquete do Complexo Residencial no Pico dos Barcelos 10] [Fotografia da Maquete do Complexo Residencial no Pico dos Barcelos 11] [Fotografia do Terreno para Bloco Comercial no Largo da Igrejinha] [Fotografia da Maquete do Miradouro do Pico do Areeiro] [Fotografia do Terreno para o Bairro dos Pescadores 01]
Resultados 1 a 20 de 37 Mostrar tudo
Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

PT FIMS RGF

Título

Rui Goes Ferreira

Data(s)

  • [1936] - [1978] (Produção)

Nível de descrição

SI

Dimensão e suporte

Peças escritas: 4 m/l; papel.
Peças desenhadas: a disponibilizar.
Fotografias: 208.
Maquetas: 9.
Em tratamento.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1926-1978)

História biográfica

Rui Manuel Deodato Fernandes Goes Ferreira nasceu no Funchal a 8 de novembro de 1926. Era filho de José Goes Ferreira e de Maria Dolores Fernandes Goes Ferreira.
Casou-se com Teresa Araújo de Barros Goes Ferreira em 1958.
Em 1936, foi admitido no Seminário Diocesano do Funchal e, em 1942, após a sua saída do Seminário, continuou os seus estudos no Liceu Jaime Moniz, Funchal.
Em 1946, ingressou no Curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes do Porto. Em Maio de 1961, prestou a sua prova final de curso, obtendo a classificação de 19 valores, com o CODA , um «Abrigo para Raparigas». Recebeu o diploma de arquiteto pela ESBAP a 7 de agosto de 1961.
Durante os anos de 1953 a 1957, o arquiteto madeirense estagiou no atelier de Januário Godinho, colaborando nas obras do Tribunal de Vila Nova de Famalicão e do Tribunal do Funchal.
Entre 1955 e 1962, foi professor de Desenho Arquitetónico nos cursos de Escultura e de Pintura na Academia de Música e Belas Artes da Madeira (AMBAM).
A partir de 1957, também foi professor no Colégio Infante D. Henrique, onde ensinou Desenho até 1962.
Em agosto de 1957, efetuou uma viagem a Berlim, onde visitou a INTERBAU, a primeira Exposição Internacional de Arquitetura após a II Guerra Mundial, contactando diretamente com a arquitetura e o urbanismo modernos no contexto do pós-guerra.
No mesmo ano de 1957, findo o seu estágio profissional, Rui Goes Ferreira inicia o exercício da carreira em regime de profissão liberal. A 22 de julho de 1963, assinou um contrato com o gabinete das Habitações Económicas da Federação das Caixas de Previdência no Funchal, onde desenvolveu vários projetos de habitação unifamiliar nas ilhas da Madeira e Porto Santo.
No final da década de 60, a Diocese do Funchal encomendou a Goes Ferreira um serviço de controlo e avaliação das peças do património artístico religioso disperso pela ilha da Madeira. Nesta tarefa, desenvolvida até 1973, teve a colaboração do arquiteto José António Paradela, que trabalhou no seu atelier durante este mesmo período.
Rui Goes Ferreira esteve envolvido em diversas atividades culturais na Madeira e contribuiu fortemente para o impulso da formação nas áreas das Belas-Artes e da Arquitetura na ilha. Organizou a «1ª Exposição da Escola Superior de Belas-Artes do Porto» nos salões da AMBAM, em setembro de 1962, e fundou a Galeria de Artes Decorativas «TEMPO», primeira galeria de arte moderna no Funchal, em parceria com o escultor Amândio Sousa, seu ex-aluno e recém-diplomado pela ESBAP. A exposição inaugural da galeria, em 1964, denominada «Sete Pintores Portugueses», apresentou trabalhos de Manuel Mouga, Jorge Pinheiro, Espiga Pinto, Manuel Pinto, José Rodrigues, Ângelo de Sousa e Júlio Resende. Organizou também sessões de cinema nos «Colóquios de Urbanismo do Funchal» e ciclos de cinema infantil no «Cine-fórum Funchal», do qual era também ele assíduo frequentador.
Rui Goes Ferreira integrou e acompanhou a elaboração do Plano Diretor da Cidade do Funchal, discutido nos Colóquios de Urbanismo de janeiro de 1969, para os quais foram convidados Robert Auzelle e Nuno Teotónio Pereira. Nestes colóquios teve uma participação ativa como representante do Sindicato Nacional dos Arquitetos, juntamente com Raúl Chorão Ramalho.
Na década de 60, além de Rui Goes Ferreira, só o seu colega e colaborador Marcelo Costa possuía atelier próprio na Madeira. O seu atelier funcionou assim como um pequeno “atelier-escola”, no qual se confrontaram perspetivas variadas, possibilitando a introdução, no arquipélago, de um espírito mais crítico, criativo e aberto em relação à prática da arquitetura. Os principais colaboradores no seus projetos foram os arquitetos José António Paradela, João Conceição, Manuel Vicente, Marcelo Costa, Bartolomeu Costa Cabral, António Marques Miguel, José Mesquita de Oliveira e Gil Martins.
Entre as suas obras mais relevantes, destacam-se o Bairro da Ajuda no Funchal, o Bairro Económico dos Pescadores em Câmara de Lobos, a Capela de N. Sr.ª de Fátima no Pico do Galo, a Casa do Povo da Boaventura em S. Vicente, a Escola Primária da Nazaré em S. Martinho, a remodelação da fábrica, armazéns e escritórios da Empresa de Cervejas da Madeira, o Bloco Residencial de 3 moradias em banda na Rua de Santa Luzia, o Bloco Comercial no Largo da Igrejinha, Funchal, a remodelação do Restaurante e Esplanada no Terreiro da Luta, o Abrigo de Nossa Senhora de Fátima em Santo António, Funchal, e a moradia para Rui Menezes no Porto Santo.
Rui Goes Ferreira tinha como principais hobbies o golf, o snooker e o automobilismo, chegando a conquistar o lugar de melhor madeirense na corrida “Volta à Ilha da Madeira em Automóvel” em 1964.
Faleceu a 18 de setembro de 1978, deixando um legado relevante na arquitetura desenvolvida na Madeira nas décadas de 60 e 70.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Contrato de doação, assinado em 29 de outubro de 2019, entre a família do Arquiteto Rui Goes Ferreira e a Fundação Marques da Silva.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conteúdo informacional produzido e recebida por Rui Goes Ferreira inclui documentação relativa a formação académica, à atividade privada e à atividade profissional. Tipologias informacionais como desenhos, processos de obras de arquitetura/urbanismo, fotografias e maquetas fazem parte deste acervo.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de informação fechado.

Sistema de organização

Orgânico-funcional.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Disponibilização da informação online parcial. O acesso à informação poderá ser feito nas instalações da FIMS, mediante marcação prévia e sujeita ao horário de funcionamento da instituição.

Condiçoes de reprodução

A reprodução dos documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o seu tipo, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina e carece sempre de autorização prévia da FIMS, enquadrando-se no Regulamento interno de reprodução de documentos. Está, ainda, sujeita à legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Fundação Instituto Arquitecto Marques da Silva

Existência e localização de cópias

Cópias digitais disponíveis para consulta presencial na FIMS.

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Lista de Processos de obras de arquitetura/urbanismo

  • 1952 - Igreja Paroquial da Camacha
  • 1956 - Habitação para Emanuel Valle
  • 1957 - Ampliação do Cemitério da Ribeira Brava
  • 1957 - Fonte Ornamental para a Praça Visconde da Ribeira Brava
  • 1957 - Uma Habitação para a Sociedade Cooperativa "A Nossa Casa", Rua da Torrinha
  • 1957 - Capela Abrigo de Nossa Senhora de Fátima
  • 1957 - Abrigo de Nossa Senhora de Fátima
  • 1958 - Dois Postos SACOR
  • 1959 - Duas Habitações Gémeas
  • 1959 - Habitação para Vasco dos Reis Gonçalves
  • 1960 - Uma Casa de Habitação para Gastão Alberto de Olim
  • 1960 - Pavimentação da Estrada Nacional 101-3, Ramal para o Caniçal
  • 1961 - Uma Casa de Habitação para Pedro Gonçalves
  • 1961 - Empresa de Cervejas da Madeira, Projeto de Remodelação
  • 1962 - Miradouro do Pico do Areeiro
  • 1962 - Habitação para Brígida R. Homem de Gouveia
  • 1963 - Monte Palace Hotel
  • 1963 - Clube de Turismo da Madeira - Arranjo de uma Escarpa, Instalações Balneares e Acessos
  • 1963 - Escola Primária da Nazaré
  • 1963 - Bairro da Ajuda, Funchal
  • 1963 - Bloco de Habitação para Matos e Sardinha
  • 1963 - Casa do Clube de Golfe
  • 1963 - Duas Habitações Geminadas - Nunes da Silva
  • 1963 - Moradia Unifamiliar Eng. Eduardo Araújo
  • 1963 - Habitação para Jorge Servando Santos
  • 1963 - Habitação para Armando Teixeira
  • 1963 - Habitação para Álvaro Moreira
  • 1963 - Habitação para José Fernandes Gomes
  • 1963 - Habitação para Luís Mendes
  • 1963 - Habitação para Luciano Antelmo de Jesus Gonçalves
  • 1963 - Habitação para Ramiro Natividade F. Rodrigues
  • [1963] - Remodelação de Moradia na Rua das Maravilhas
  • 1964 - Abrigo Infantil Nossa Senhora da Conceição
  • 1964 - Alteração numa Residência - Pároco de S. Vicente
  • 1964 - Bloco Habitacional G.I.B.I.M. na Rua do Carmo
  • 1964 - Habitação para João Augusto Fernandes Goes Ferreira
  • 1964 - Habitação para João Jacinto Camacho Figueira de Sousa
  • 1964 - Habitação para José de Sousa Rodrigues
  • 1964 - Uma Habitação para o Dr. Adolfo Brazão
  • 1964 - Instalação Provisória dos Serviços da Caixa Sindical de Previdência
  • 1964 - Uma Moradia Unifamiliar para Sonja e Svend Murchardt
  • 1964 - Moradia Unifamiliar Ricardo Camacho
  • [1964] - Instalações Gerais para um Piscina em Ponta Delgada
  • [1964] - Moradia José da Luz Trindade
  • 1965 - Casa do Povo da Boaventura
  • 1965 - Estabelecimento para Corama
  • 1965 - Habitação para Frederico Carlos de Freitas
  • 1965 - Restaurante Esplanada, Terreiro da Luta
  • 1965 - Habitação para o Padre Isaías de Freitas
  • 1965 - Ampliação da Loja Nova Minerva
  • 1965 - Habitação para Emílio Tavares
  • [1965] - Bloco a Construir na Rua Alferes Veiga Pestana - Anteprojeto
  • 1967 - Bairro Económico dos Pescadores - Conjunto Habitacional em Câmara de Lobos
  • 1967 - Estudo do Traçado da Saída Oeste do Funchal
  • 1967 - Centro de Saúde do Funchal
  • 1967 - Bloco Residencial na Rua de Santa Luzia
  • 1967 - Complexo Residencial, Pico dos Barcelos
  • 1967 - Conjunto Habitacional GIBIM na Rua do Til
  • [1967] – Ampliação da Residência Marina - Anteprojeto
  • 1968 - Duas/Uma Moradias nos Marmeleiros
  • 1968 - Estação de Recolha e Oficina
  • 1968 - Habitação para D. Amélia D'Ornelas Acciaioli Menezes
  • 1968 - Moradias de Conjunto PANAGRO
  • 1968 - Moradia no Caniçal - Earl of Shrewsbury & Waterford
  • 1968 - Moradia João Amâncio Nunes Nóbrega
  • 1968 - Moradia Unifamiliar para João Albino
  • 1968 - Bloco Comercial no Largo da Igrejinha
  • 1968 - Igreja da Raposeira - Arranjo da Capela-Mor, do Coro e da Sacristia
  • 1968 - Um Posto de Gasolina para a SACOR no Funchal
  • [1968] – Café-Cervejaria com Esplanada
  • [1968] – Arranjo de uma Esplanada
  • 1969 - Colónia de Férias do Porto Santo
  • 1969 - Escola do G.I.B.I.M. em Câmara de Lobos
  • 1969 - Hotel Madeira
  • 1969 - Pavilhão Escola em Gaula
  • 1969 - Salão de Exposições GIBM
  • 1969 - Conjunto Habitacional Engenheiro Alberto Reis
  • 1969 - Uma Moradia Unifamiliar para Honorato de Freitas Barbosa
  • 1969 - Supermercado “Bach” - Arranjo de Entrada
  • 1969 - Edifício de Escritórios e Armazém, Empresa de Cervejas da Madeira
  • 1969 - Duas Moradias Geminadas
  • 1969 - Balneários Escola Secundária de Artes e Ofícios
  • [1969] - Moradia Unifamiliar E. B. S.
  • [1969] - Uma Moradia Unifamiliar para Armando Libório Caires
  • [1969] - Uma Moradia Unifamiliar para João Rogério Gomes
  • [1969] - [1972] - Capela - Arranjo
  • [196-] - Companhia de Caminho de Ferro do Monte - Instalações da Sede
  • [196-] - Pavilhão Dormitório S.N.S.E.
  • [196-] - Piscinas São Vicente
  • [196_] - Um Pequeno Restaurante de Estrada
  • 1970 - Edifício de Escritórios para Manuel da Silva Peixoto
  • 1970 - Parque de Sta. Catarina - Restaurante e Parque Infantil
  • 1970 - Projeto de Remodelação de Loja Comercial
  • 1970 - Projeto de Remodelação de Residencial
  • 1970 - J.S.G. - Bloco de Habitação e Comércio
  • 1970 - Moradia Unifamiliar - Delvoye - Jannin
  • 1970 - Complexo Turístico no Porto Santo - Tuversol
  • 1970 - Rui Menezes, Uma Moradia
  • [1970] - Decoração de uma Receção
  • 1971 - Agência no Funchal
  • 1971 - Uma Moradia FCP para Miguel da Purificação Ferreira da Costa
  • 1972 - Decoração de uma Loja no Hotel Savoy
  • 1972 - Capela N. Sr.ª de Fátima no Pico do Galo
  • 1972 - Hotel Apartamento na Rua das Maravilhas
  • [1972] - Agência de Viagens no Funchal - Wagon-Lits/Cook
  • [1972] - Conjunto Habitacional na Rua do Til
  • [1972] - Monumento a Tristão Vaz Teixeira
  • 1973 - Moradia Unifamiliar CNP para Arlindo Serrão Gouveia
  • 1973 - The Baroness - Night Club & Tea House
  • 1973 - Sucursal da Agência de Turismo Belo Mundo
  • 1973 - Conjunto Habitacional para Herdeiros Pedro Damião de Sousa
  • [1973] - Complexo Residencial - Courelas
  • [1973] - Uma Moradia para Luís Rodrigues
  • 1974 - Moradia Unifamiliar para o Eng. José Maria de Sousa
  • 1974 - Edifício de Escritórios Água do Porto Santo, Lda.
  • 1974 - Agência de Viagens Windsor
  • 1974 - Remodelação do Pátio - Pátio Livros e Artes
  • 1974 - Edifício Comercial - Companhia Caminho de Ferro do Monte
  • 1976 - Edifício de Habitação para Lize Teles Pita
  • 1976 - Remodelação do Hospício da Imperatriz D. Amélia
  • 1976 - Uma Moradia no Sítio da Ribeirinha
  • 1976 - Filial do B. E. S. C. L. na Calheta
  • 1976 - Uma Moradia no Lombo da Boa Vista
  • [1976] - Projeto de Loteamento - John Reeder Blandy
  • [1976] - Vila Passos – Remodelação
  • 1977 - Uma Casa Rural
  • 1977 - Remodelação de uma Moradia para o Dr. Luciano Castanheira
  • 1977 - Instalações Provisórias do Banco Nacional Ultramarino
  • [1977] - Remodelação de Filial no Funchal - Banco Nacional Ultramarino
  • 1978 - Uma Ampliação - Jorge Pereira
  • 1978 - Banco E. S. Comercial de Lisboa - Filial na Rua Dr. Fernão de Ornelas
  • [197-] - Hotel Residencial SUPERBIA
  • [19--] - Alteração para uma Residência do Eng. Alberto Reis
  • [19--] - Arranjo do Prédio da Rua da Princesa D. Amélia N.º 22
  • [19--] - Banco Para Igreja
  • [19--] - Bloco Residencial - Jorge Mendes
  • [19--] - Conjunto Habitacional da J.C.C.P. - Zona Comercial - Cooperativa dos Consumidores
  • [19--] - Estabelecimento de Venda de Pão
  • [19--] - Habitação Geminada para João M. Pimenta
  • [19--] - Habitação Geminada para José F. S. Brito
  • [19--] - Habitação para Américo Nunes Ribeiro
  • [19--] - Habitação para Adelino Gonçalves Carvalho
  • [19--] - Habitação para Álvaro F. T. da Nóbrega
  • [19--] - Habitação para António Freitas Spínola
  • [19--] - Habitação para António Policarpo de Freitas
  • [19--] - Habitação para Carlos Gonçalves de Ascensão
  • [19--] - Habitação para Carlos de Gouveia Câmara
  • [19--] - Habitação para Elmano Gomes
  • [19--] - Habitação para Eugénio Patrício
  • [19--] - Habitação para Francisco da Silva
  • [19--] - Habitação para J. H. Cunha
  • [19--] - Habitação para José Bernardino Figueira dos Santos
  • [19--] - Habitação para José da Câmara
  • [19--] - Habitação para João Conceição Rocha
  • [19--] - Habitação para José Dias Fernandes
  • [19--] - Habitação para José Fernandes
  • [19--] - Habitação para José Henrique A. Silva
  • [19--] - Habitação para José Laurentino Mendonça
  • [19--] - Habitação para José Marcelino Gomes
  • [19--] - Habitação para José Narciso de Andrade
  • [19--] - Habitação para Pedro António Correia
  • [19--] - Habitação para Raul de Freitas
  • [19--] - Habitação para Romano Caldeira
  • [19--] - Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Projeto de Remodelação
  • [19--] - J.A.T. - Moradia na Rua Dr. Juvenal, n.º 5
  • [19--] - Letreiro “Tempo”
  • [19--] - Letreiro do Restaurante “Carochinha”
  • [19--] - Moradia para Francisco Paulo Rodrigues Peres de Gouveia
  • [19--] - Projeto de Construção de Um Tanque e Rede de Distribuição de Águas ao Jardim da Quinta das Cruzes
  • [19--] - Projeto de Remodelação da F.N.A.T. - Bar
  • [19--] - Projeto para o Teto da Sala de Público dos CTT do Funchal
  • [19--] - Remodelação de Habitação - Dr. Manuel Trigo
  • [19--] - Remodelação de Prédio na Rua do Bispo e Rua da Conceição, Funchal
  • [19--] - Remodelação de Sala da Habitação do Dr. Luís de Gouveia
  • [19--] - Remodelação e Ampliação da Escola do GIBM, Machico
  • [19--] - Residencial na Quinta da Penha de França
  • [19--] - Seminário Menor do Funchal - Reconstrução de um Forno
  • [19--] - Uma Casa de Habitação para a Sociedade Cooperativa “A Nossa Casa”, Caminho da Nazaré
  • [19--] - Uma Casa de Habitação para a Sociedade Cooperativa "A Nossa Casa", Sócio n.º 36
  • [19--] - Uma Casa de Habitação para Jan Tomaszewski
  • [19--] - Uma Habitação para a Sociedade Cooperativa "A Nossa Casa", Sócio n.º 67
  • [19--] - Uma Habitação para o Dr. Santos Lã
  • [19--] - Uma Habitação para Rogério Caldeira
  • [19--] - Uma Moradia para Fernando D' Ornelas Cunha
  • [19--] - Uma Moradia para José Goes Ferreira

Nota

Sistema de Informação ainda em tratamento arquivístico.

Nota

Sobre o SI Rui Goes Ferreira, consulte também o site da FIMS.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

PT/FIMS/RGF

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Documentação descrita e organizada por José Guilherme Gouveia.

Objeto digital (Mestre) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Icone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados