Zona de identificação
tipo de entidade
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
Teixeira, José Manuel Franco Wallenstein, 1959-, ator
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
Histórico
Filho de Carlos Wallenstein e de Maria do Bom Sucesso Wallenstein, José Manuel Franco Wallenstein Teixeira nasceu a 18 de outubro de 1958, em Lisboa. Tem o bacharel em Teatro, pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, que concluiu em 1985, iniciando, ainda nesse ano, a carreira no teatro. Estreou-se no cinema na longa-metragem “Francisca”, de Manoel de Oliveira, tendo colaborado em mais filmes do mesmo e outros cineastas. Ganhou popularidade com a sua participação em séries e novelas, sendo que o seu primeiro papel na televisão foi na série “O Quadro Roubado”, em 1992.
José Wallenstein iniciou, em 1990, a profissão de encenador, com peças de diversos autores, em 1994, no âmbito da Lisboa94 – Capital Europeia da Cultura, esteve encarregue de dirigir o espetáculo “E no Intervalo Faz-se Qualquer Coisa”, no Teatro da Cornucópia. Foi diretor artístico do Teatro Nacional de São João e é sócio-fundador do projeto Pro Tea. Colabora como encenador no Teatro Bruto e Visões Úteis, encenou óperas de vários compositores, dirigiu ações pedagógicas e lecionou interpretação no teatro Chapitô, Balleteatro, Universidade Moderna e na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Atualmente leciona Cenografia no Mestrado em Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL.
Em junho de 2009 casou com Clara Quintão Pereira Jardim Portela, com quem tem uma filha, Laura. Em 2011 divorciou-se de Clara Portela e, em setembro de 2014, volta a casar, desta vez com Filipa Galante, com quem tem um filho, António Franco Galante Wallentein.
Locais
Estado Legal
funções, ocupações e atividades
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamento
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Internet Movie Database (IMDB): https://goo.gl/YzviDi