Xavier, António Bernardo Aranha da Gama Lobo, 1959-, político

área de descrição

1959-

história

Filho de Vasco e Assis Teixeira da Gama Lobo Xavier e de Maria Rita de Sacadura Botte Aranha Furtado de Mendoça, António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier, nasceu a 16 de outubro de 1959, em Coimbra. Licenciou-se em Direito, em 1982 e em 1988 concluiu o mestrado do mesmo curso, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Logo em 1983 iniciou carreira profissional como assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde esteve até 1994. Desde essa data dedica-se por inteiro à advocacia e à administração de empresas que concilia com a atividade de analista político. Casou com Mafalda Maria Teixeira de Azevedo Bensusan, com quem tem quatro filhos.
Lobo Xavier foi sócio da sociedade de advogados Osório de Castro, Verde Pinho, Vieira Peres, Lobo Xavier & Associados, entre 1989 e 2005 e, posteriormente, da fusão desta, a Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, desde 2006. No ramo empresarial é gestor de topo na Sonaecom, vogal não executivo do Conselho de Administração da Mota-Engil, vogal da Direção da Associação Comercial do Porto e dos conselhos de administração da Fundação de Serralves e da Fundação Belmiro de Azevedo. Chegou a ser membro do Conselho de Administração do Futebol Clube do Porto e da Cerâmica de Valadares, membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, colaborador da Comissão de Reforma Fiscal e presidente da Comissão de Reforma Fiscal.
Foi militante da Juventude Centrista e deputado à Assembleia da República em 1983, 1985, 1987, 1991 e 1995. Presidiu à Assembleia Municipal de Penafiel, eleito pelo CDS, de 2005 a 2013. Em abril de 2016 tomou posse como Conselheiro de Estado. Em junho de 2012 foi distinguido com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Área de pontos de acesso

Ocupações

Identificador do registo de autoridade

PT/MIL/ABAGLX