Xavier, António Bernardo Aranha da Gama Lobo, 1959-, político

Zona de identificação

tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Xavier, António Bernardo Aranha da Gama Lobo, 1959-, político

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1959-

história

Filho de Vasco e Assis Teixeira da Gama Lobo Xavier e de Maria Rita de Sacadura Botte Aranha Furtado de Mendoça, António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier, nasceu a 16 de outubro de 1959, em Coimbra. Licenciou-se em Direito, em 1982 e em 1988 concluiu o mestrado do mesmo curso, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Logo em 1983 iniciou carreira profissional como assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde esteve até 1994. Desde essa data dedica-se por inteiro à advocacia e à administração de empresas que concilia com a atividade de analista político. Casou com Mafalda Maria Teixeira de Azevedo Bensusan, com quem tem quatro filhos.
Lobo Xavier foi sócio da sociedade de advogados Osório de Castro, Verde Pinho, Vieira Peres, Lobo Xavier & Associados, entre 1989 e 2005 e, posteriormente, da fusão desta, a Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, desde 2006. No ramo empresarial é gestor de topo na Sonaecom, vogal não executivo do Conselho de Administração da Mota-Engil, vogal da Direção da Associação Comercial do Porto e dos conselhos de administração da Fundação de Serralves e da Fundação Belmiro de Azevedo. Chegou a ser membro do Conselho de Administração do Futebol Clube do Porto e da Cerâmica de Valadares, membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, colaborador da Comissão de Reforma Fiscal e presidente da Comissão de Reforma Fiscal.
Foi militante da Juventude Centrista e deputado à Assembleia da República em 1983, 1985, 1987, 1991 e 1995. Presidiu à Assembleia Municipal de Penafiel, eleito pelo CDS, de 2005 a 2013. Em abril de 2016 tomou posse como Conselheiro de Estado. Em junho de 2012 foi distinguido com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador do registo de autoridade

PT/MIL/ABAGLX

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Assembleia da República: https://goo.gl/BXMpXD

Sociedade de Advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva: https://goo.gl/H5921E

Notas de manutenção

  • Área de transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Locais relacionados