File 0102 - Escola Primária da Quinta do Cedro

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Reference code

PT FIMS TAV-2-2.2-2.2.3-2.2.3.1-2.2.3.1.2-01-0102

Title

Escola Primária da Quinta do Cedro

Date(s)

  • 1957-1959 (Creation)

Level of description

File

Extent and medium

43 peças desenhadas; 2 u.i. de peça escrita; papel.

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Name of creator

(1946-1996)

Administrative history

Fernando Távora exerceu atividade de arquiteto, como profissional liberal, de 1946 a 1996, no seu escritório da Rua Duque de Loulé, nº 98, 3º esq., freguesia da Sé, Porto.

Archival history

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Scope and content

  • Dados sobre a obra
    • Autor: Fernando Távora
    • Estado da obra: construída
    • Localização: Vila Nova de Gaia - Mafamude, Bairro do Cedro, Rua Rui de Pina
    • Requerente:Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
    • Tipo de construção: Edifício Escolar
  • Outras Informações
    • Áreas:
    • Alpendres, vestíbulos e salas dos professores: 138m2
    • Recreios cobertos: 332 m2
    • Corpos de aulas: 1520 m2
    • Cantina e anexos: 267 m2
    • Área construída: 2257 m2
    • Colaboradores: Vasco Cunha, Alberto Neves, Augusto Amaral.
    • Construtor: César do Couto Leite - Praia da Granja
    • Especialidades:
    • Estruturas: Engº Asdrubal-Artur Teixeira Varejão
      Engº Joaquim Cálem Holzer
  • Tecnologia/materiais:

    Fundações e paredes de elevação em granito. Divisórias em tijolo. Betão armado em lajes e escadas. Cobertura em telha sobre estruturas de madeira. Pavimentos em xisto, mosaico, marmorite e taco.

  • Cronologia
    • Janeiro de 1958: anteprojecto
    • Novembro de 1958: projecto

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

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      Note

      "Durante anos eu pensei a Arquitectura como qualquer coisa de diferente, de especial, de sublime e extra terreno, qualquer coisa assim como uma intocável virgem branca, tão sublime, tão ideal que apenas a raros era dado realizá-la ou compreendê-la, o arquitecto era para mim ou um génio semidivino ou apenas um zero.
      Entre a pequena choupana e a mais famosa obra de Arquitectura não havia relação, como não a havia entre o pedreiro e o arquitecto. Eram coisas diferentes, desligadas. Este conceito mítico da arquitectura e do arquitecto produzia em mim um atroz sofrimento, dado que eu não era um génio e não conseguia portanto realizar edifícios tão intocáveis como virgens brancas.
      Rodaram os anos. Vi edifícios e conheci arquitectos. Percebi que um edifício não se contém numa bela planta nem numa bela fotografia tirada em dia de sol e sob o seu melhor ângulo; verifiquei que afinal todos os arquitectos eram homens, com as suas qualidades, maiores ou menores, e com os seus defeitos, maiores ou menores. Acreditei então que a Arquitectura era sobretudo um acontecimento como tantos outros que preenchem a vida dos homens e, como todos eles, sujeita às contingências que a mesma vida implica. E a intocável virgem branca tornou-se para mim numa manifestação de vida. Perdido o seu sentido abstracto, encontrei então a Arquitectura como qualquer coisa que eu ou qualquer outro homem podemos realizar - melhor ou pior -, terrivelmente contingente, tão presa à circunstância como uma árvore pelas suas raízes se prende à terra.
      E o mito desfez-se. E entre a pequena choupana e a obra-prima vi que existiam relações como sei existirem entre o pedreiro (ou qualquer outro homem) e o arquitecto de génio.
      Vista sob este ângulo, a Arquitectura aparece-me agora como uma grande força, força nascida da Terra e do homem, presa por mil fios aos cambiantes da realidade, força capaz de contribuir poderosamente para a felicidade do meio que a vê nascer. Efeito e causa, ela é deste modo uma das armas de que o homem dispõe para a criação da sua própria felicidade. Procurei atender a tudo, desde os ventos que batem o local até ao uso dos materiais, desde as normas oficiais até ao bem-estar físico e espiritual de alunos e professores, desde o custo da construção até à pendente do terreno, etc. etc. Mas, procurando atender a tudo, procurei hierarquizar os condicionamentos e integrá-los num todo que fosse algo mais do que uma soma de partes distintas.
      Como uma árvore, este edifício tem as suas raízes, dá sombra e protecção àquelas que a ele se acolhem, tem os seus momentos de beleza e, assim como nasceu, um dia morrerá depois de viver a sua vida. Não se trata, em verdade, de uma intocável e eterna virgem mas de uma pequena e simples obra feita por homens para homens."
      Fernando Távora

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      Dates of creation revision deletion

      Language(s)

      • Portuguese

      Script(s)

        Sources

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