"O Anfiteatro e Instalações Acessórias apresentam-se, em face de uma primeira leitura do seu programa, como um edifício de pequenas dimensões, de funcionamento simples e, porque anexo ao Palácio Rego Barreto, de humilde posição perante este.
A verdade é que o local obriga a um edifício de concepção bem exigente uma vez que ele vai ocupar uma zona de gaveto, rematando uma fiada de construções que vêm do Museu Municipal e estabelecendo concordância, Já sobre o jardim, com o Palácio.
Trata-se, portanto, de um edifício charneira que articulará dois sectores construídos, de diversas características formais, fronteiro ainda ao Convento de S. Domingos.
Sobre a sua concepção esperamos que, como disse D. Frei Bartolomeu dos Mártires a propósito do seu Convento, "o espírito de Deus temperará o engenho edificativo e não permitirá que seja supérfluo."
Fernando Távora
<u> Dados sobre a obra</u>
<b> Autor: </b> Fernando Távora
<b>Estado da obra: </b> Realizada
<b>Localização: </b>Viana do Castelo / Praça General Barbosa
<b>Requerente:</b> Instituto Politécnico de Viana do Castelo
<b>Tipo de construção:</b> Anfiteatro
<u>Outras informações</u>
<b>Colaboradores:</b> José Bernardo Távora, Carlos Martins, Fernando Barroso, Paulo Lousinha, Eliana de Castro, António José Teixeira e Ana Catarina Rocha
<b>Construtor:</b> Sá Machado & Filhos Lda.
<b>Especialidades:</b>
Estruturas - Engº João de Araújo Sobreira, Engº João Maria Sobreira
Electricidade - Engº José de Sousa Guedes
Mecânica - Eng. Constantivo Matos Campos
Águas - Engª Inês Sobreira
<b>Tecnologia/materiais:</b> Betão armado, paredes interiroes em tijolo, revestimento exterior em Dryvit e granito serrado, cobertura em camarinha de cobre, pavimentos em soalho de Afizélia, Caixilharias exteriroes em perfis de ferro e vidro.
<u>Cronologia</u>
Janeiro de 1990 - Estudo prévio
Agosto de 1990 - projecto de toscos
Agosto de 1990 - Anteprojecto
Janeiro de 1991 - Início da Construção
Maio de 1992 - projecto de execução