SI ACPC - António Cardoso Pinheiro de Carvalho

Nível de descrição

SI

Dimensão e suporte

7 m/l de documentação escrita, desenhada e imagens fotográficas.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1932-2021)

História biográfica

António Cardoso Pinheiro de Carvalho nasceu em Amarante a 21 de julho de 1932. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi historiador e professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi membro do Conselho Geral da Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva, membro da Associação Internacional dos Críticos de Arte (Secção Portuguesa) e diretor do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante. Enquanto investigador dedicou-se à temática da Arquitetura Portuguesa, em particular a portuense, e especializou-se na obra do arquiteto Marques da Silva e do pintor Amadeo de Souza-Cardoso. Os estudos por si desenvolvidos têm vindo a ser apresentados em colóquios e seminários. Da obra publicada, em edições nacionais e estrangeiras, destaca-se O Arquitecto José Marques da Silva e a Arquitectura no Norte do País na primeira metade do século XX (FAUP publicações, 1997) e a sua colaboração no Catálogo raisonné da obra de Amadeo de Souza-Cardoso (FCG, 2008).
António Cardoso faleceu a 3 de junho de 2021, aos 89 anos de idade, no Porto.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

A documentação doada pelo Professor António Cardoso Pinheiro de Carvalho foi incorporada no Instituto Arquitecto José Marques da Silva, atual Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva, em 2006.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conteúdo informacional resultou da recolha feita por António Cardoso, de toda a documentação por ele utilizada na realização da sua prova de doutoramento intitulada "O Arquitecto José Marques da Silva e a Arquitectura no Norte do País na primeira metade do séc. XX".
É possível aceder a diversas cópias de originais e originais do Arquiteto José Marques da Silva, e da sua época: publicações periódicas, fotografias, postais, correspondência, dossiês relativos à obra construída ou não, recortes de imprensa, apontamentos e outros.
Podem consultar-se dados relativos a José Marques da Silva em todas as vertentes da sua vida – o homem, o artista e o académico.
O conteúdo informacional abrange, também, documentação enquanto docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, relativa às temáticas presentes na sua tese de doutoramento.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de informação aberto.

Sistema de arranjo

Organização temática e cronológica.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

A disponibilização online encontra-se em fase de preparação. O acesso à informação poderá ser feito nas instalações da FIMS, mediante marcação prévia e sujeito ao horário de funcionamento da instituição.

Condiçoes de reprodução

A reprodução dos documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o seu tipo, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina e carece sempre de autorização prévia da FIMS, enquadrando-se no Regulamento interno de reprodução de documentos. Está, ainda, sujeita à legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Descrições relacionadas

Zona das notas

Documentação a disponibilizar.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Datas de criação, revisão, eliminação

Nota do arquivista

Documentação organizada e descrita por Ana Ramos e Conceição Pratas.

Objeto digital (Mestre) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Icone) zona de direitos

Área de ingresso