Mostrar 4 resultados

Descrição arquivística
António Cardoso Pinheiro de Carvalho
Previsualizar a impressão Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

António Cardoso Pinheiro de Carvalho

  • PT FIMS ACPC
  • SI
  • 1899 - 1991

O conteúdo informacional resultou da recolha feita por António Cardoso, de toda a documentação por ele utilizada na realização da sua prova de doutoramento intitulada "O Arquitecto José Marques da Silva e a Arquitectura no Norte do País na primeira metade do séc. XX".
É possível aceder a diversas cópias de originais e originais do Arquiteto José Marques da Silva, e da sua época: publicações periódicas, fotografias, postais, correspondência, dossiês relativos à obra construída ou não, recortes de imprensa, apontamentos e outros.
Podem consultar-se dados relativos a José Marques da Silva em todas as vertentes da sua vida – o homem, o artista e o académico.
O conteúdo informacional abrange, também, documentação enquanto docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, relativa às temáticas presentes na sua tese de doutoramento.

CARVALHO, António Cardoso Pinheiro de

Dossiês temáticos da obra de José Marques da Silva

Podemos encontrar nestes dossiês documentos diversos, reunidos e organizados por António Cardoso, de acordo uma metodologia própria, para estudo e sistematização da obra do Arquiteto. As tipologias vão desde os apontamentos de sua autoria, recortes de imprensa, fotocópias de artigos, prospetos, fotografias, postais, entre outros.

Estação de S. Bento

Conjunto de documentos relativos à Estação de S. Bento e Edifício dos Correios e Telégrafos. Contém: fotocópias de publicações; cópias de correspondência; cópias de recortes de imprensa; catálogo manual com referência às principais datas de construção deste edifício; cópias de documentos originais pertencentes ao arquivo de José Marques da Silva; cópia da "Memória justificativa do projecto da Estação de S.Bento oferecida ao Dr. Bernardino Luís Machado Guimarães... Ministro das Obras Públicas pela Irmandade de S. Bento da Ave Maria do Porto" e publicação periódicas.