Subsection 01 - Arquitecto

Escola de Regentes Agrícolas: edifício principal, planta do rés-do-chão Escola de Regentes Agrícolas: edifício principal, planta do 1º andar Direcção de Edifícios do Centro, Escola de Regentes Agrícolas, Coimbra: planta de conjunto Parte central da vila de Porto de Mós Projeto de ampliação e reforma dos Paços do Concelho de Porto de Mós: planta do rés-do-chão Projeto de ampliação e reforma dos Paços do Concelho de Porto de Mós: planta das fundações Projeto de ampliação e reforma dos Paços do Concelho de Porto de Mós: planta do 1º andar Projeto de ampliação e reforma dos Paços do Concelho de Porto de Mós: planta de cobertura Projeto de ampliação e reforma dos Paços do Concelho do Porto de Mós: alçado e corte Projeto de ampliação e reforma dos Paços do Concelho do Porto de Mós: corte Projeto de ampliação e reforma dos Paços do Concelho de Porto de Mós: planta do rés-do-chão: alçado Projeto de ampliação e reforma dos Paços do Concelho do Porto de Mós: alçado Fachada principal

Identity area

Reference code

PT FIMS ADLM-02-01

Title

Arquitecto

Date(s)

Level of description

Subsection

Extent and medium

13 peças desenhadas.

Context area

Name of creator

([193-]-[195-])

Administrative history

A atividade profissional de arquiteto de Alfredo Duarte Leal Machado, ainda parcamente estudada, encontra-se ligada ao Porto e ao Norte de Portugal, mas sobretudo a Coimbra, onde terá sido vereador da Câmara Municipal de Coimbra, entre 1942 e 1945. Para este concelho desenvolveu um projeto para a Escola de Regentes Agrícolas e um conjunto de parques infantis: Casa da Criança Rainha D. Leonor (Castanheira de Pêra, 1939), o segundo projetista para a Casa da Criança D. Filipa de Vilhena (St. António dos Olivais, 1940), a Casa da Criança D. Joaquina Barreto Rosa (Arganil, 1944). Ainda durante o ano de 1940, apresenta, juntamente com Artur Pimentel, um projeto para construção do edifício da Central Térmica do Hospital Universitário de Coimbra.
Em 1939 inicia o projeto para os Paços do Concelho de Espinho, sendo igualmente o arquiteto designado pelo Ministério das Obras Públicas para acompanhar a construção do edifício.
Enquanto arquiteto da Delegação Norte da Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais (DENN), será, em 1951, e em colaboração com Manuel Lima Fernandes de Sá, o autor do Projecto do Pavilhão de Arquitectura da EBAP, que será inaugurado em 1954.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Peças desenhadas relativas a processos de projeto.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Cópias digitais disponíveis para consulta presencial na FIMS.

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places