DC 0230 - Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

[Esquisso de planta, cortes e alçados] [Esquisso de alçado] Programa-base: Corte Longitudinal - Proposta Programa-base: Planta de Edifícios - 1ª proposta Estudo prévio: Plantas e cortes do alojamento Ante-projecto: Corte C1 do convento Projecto: Planta geral Vista exterior das traseiras da escola e do alojamento Programa-base: Planta do 4ºpiso do convento Estudo prévio: Plantas e cortes do departamento de zootecnia Estudo prévio: Plantas e cortes do departamento de mecanização Programa-base: Planta dos edifícios 1, 3, 7 e 8 - proposta Programa-base: Planta dos edifícios 1, 2, 3, 5, 7 e 8 - proposta Estudo preliminar: Planta da cobertura e corte esquemático Estudo preliminar: Planta nível 5

PT FIMS TAV-2-2.2-2.2.3-2.2.3.1-2.2.3.1.2-01-0230

Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

• 1986-1993 (Produção)

496 peças desenhadas; 46 u.i. de peça escrita; papel.

(1946-1996)

História administrativa

Fernando Távora exerceu atividade de arquiteto, como profissional liberal, de 1946 a 1996, no seu escritório da Rua Duque de Loulé, nº 98, 3º esq., freguesia da Sé, Porto.

• Dados sobre a obra
    • Autor: Fernando Távora
    • Estado da obra: realizada
    • Localização: Ponte de Lima / Refóios do Lima (lugar do Mosteiro)
    • Requerente: Instituto Politécnico de Viana do Castelo
    • Tipo de construção: remodelação de habitação
  • Outras informações
    • Colaboradores: José Bernardo Távora, Fernando Barroso, Carlos Martins, Natacha Charlton White, Miguel Mesquita, José Manuel Teixeira, Humberto Vieira
    • Construtor: Sociedade de construções Soares da Costa S, A. (Convento e Auditório), Construção Moderno, S. A (Residência)
    • Especialidades: Estruturas - Eng.º João Araújo Sobreira, Eng.º João Maria Sobreira, Eng.º Jorge Nunes da Silva. Águas e saneamento - Eng.ª Inês Sobreira. Electricidade - Engº José de Sousa Guedes. Mecânica - Engº Martos Campos. Paisagismo - Arqº Ilídio Araújo. Acústica - Engº Martins Silva. Hist. E Arqueologia - Dr. Manuel Real
    • Fiscalização: Pengest Lda.

"O objectivo do projecto era bem claro: instalar, recuperando o edifício do antigo Convento de Refóios e sua quinta, uma Escola Superior Agrária de nível politécnico.
O conjunto encontrava-se em estado de degradação avançada depois de cumpridas várias fases de residência conventual desde 1154, data da sua fundação, até à actualidade, passando por 1834, data a sua extinção; situa-se no Norte de Portugal, entre Ponte de Lima e Ponte da Barca, ocupando uma encosta da edénica paisagem da Ribeira Lima.
O programa da Escola, não entendendo embora à especificidade própria do edifício e do sítio, admitia entretanto alguma flexibilidade a alguma criatividade como resultado das pressões de ordem patrimonial que as pré-existências poderiam porventura sugerir, solicitar ou mesmo impor.
Deste jogo de tensões nasceu o Projecto e a realização do conjunto onde procuramos compatibilizar, em termos de funcionalidade e de linguagem, o novo programa com o edifício e o lugar, garantindo a sua continuidade histórica e o seu valor e significado culturais. Satisfeito parcialmente o programa pela reutilização dos espaços construídos existentes, com a contribuição consequente do seu carácter próprio, algumas instalações houve que prever de raiz, por incapacidade de adaptação ou por ausência do existente.
Assim, novos edifícios se distribuem pelos espaços da quinta mas aí, também, é o próprio plano do conjunto que os solicita e condiciona, num processo de crescimento que se diria já previsto, tão natural - e quase fatal - ele se manifesta.
Uma contribuição, enfim, para uma nova modernidade que se debate entre um passado a observar e um futuro a construir."
Fernando Távora

Pontos de acesso de género

• português

Géneros relacionados