Silva, Agostinho Baptista da, 1906-1994, filósofo

Identity area

Type of entity

Person

Authorized form of name

Silva, Agostinho Baptista da, 1906-1994, filósofo

Parallel form(s) of name

    Standardized form(s) of name according to other rules

      Other form(s) of name

        Identifiers for corporate bodies

        Description area

        Dates of existence

        1906-1994

        History

        George Agostinho Baptista da Silva, nasceu a 13 de fevereiro de 1906 no Porto. Começou a sua formação em 1924 com o curso de Filosofia Clássica a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, terminando a licenciatura em 1928 com 20 valores. Apenas um ano mais tarde, e com apenas 23 anos, defende a sua tese de doutoramento à qual deu o título de “O Sentido Histórico das Civilizações Clássicas, doutorando-se com louvor”. Em 1931 viaja para Paris com uma bolsa de estudo para a Sorbonne e para o Collège de France. Em 1933 regressa a Portugal onde começa a dar aulas no ensino secundário em Aveiro. Em 1935 é despedido por se recusar a assina a Lei Cabral que obrigava todos os funcionários públicos a assinarem um documento em que declaravam não participar em organizações secretas. Ainda no decurso desse ano obteve uma bolsa do Ministério das Relações Exteriores de Espanha e que fez com que fosse estudar para o Centro de Estudos Históricos de Madrid. Já em 1936 regressa novamente a Portugal devido à iminência da Guerra Civil Espanhola.
        Em 1938 inicia uma relação profissional com a revista “Seara Nova” para a qual escreveu durante vários anos e em 1939 cria o Núcleo Pedagógico Antero de Quental. Já em 1947 instala-se no Brasil, onde trabalhou no Instituto Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro e lecionou na Faculdade Fluminense de Filosofia. Em 1969, motivado pela morte de Salazar e a sua substituição por Marcello Caetano e pela abertura política e cultural do regime, regressa a Portugal onde continuou a escrever e a lecionar em várias faculdades. Dirigiu a Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade Técnica de Lisboa e foi consultor do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.
        Entre as suas obras é possível destacar algumas das que lhe deram mais notoriedade, nomeadamente, “A vida de Pasteur”, “Sanderson e a escola de Oundle”, “Moisés e outras páginas bíblicas”, “Quadras inéditas”, “Do Agostinho em Torno do Pessoa” e “Uns poemas de Agostinho”. A sua morte data de 3 de abril de 1994 (88 anos).

        Places

        Legal status

        Functions, occupations and activities

        Mandates/sources of authority

        Internal structures/genealogy

        General context

        Relationships area

        Access points area

        Subject access points

        Place access points

        Occupations

        Control area

        Authority record identifier

        PT/ABS

        Institution identifier

        Rules and/or conventions used

        Status

        Level of detail

        Dates of creation, revision and deletion

        Language(s)

          Script(s)

            Sources

            Sigarra Universidade do Porto: https://goo.gl/79Idft

            Maintenance notes