SSC 4.2 - Maria José Marques da Silva Martins e David Moreira da Silva

Nome do produtor

(1914-1994)

História biográfica

Maria José Marques da Silva Martins, também conhecida por Maria José Marques da Silva, nasceu no dia 7 de setembro de 1914, na Praça Marquês de Pombal nº 44, freguesia do Bonfim, no Porto.
Em 1933, matriculou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde concluiu o respetivo Curso Especial no ano letivo de 1937/38 e o Curso Superior de Arquitetura em 5 de Novembro de 1938. Fez tirocínio, dirigindo “in loco”, em 1939/43, todos os trabalhos de construção do seu prédio de rendimento sito às ruas de D. António Barroso e Barjona de Freitas, na cidade de Barcelos, cujo projeto elaborou orientada por seu pai, em Julho de 1939.
Em Julho de 1943, após defesa da respetiva tese na Escola Superior de Belas Artes do Porto, obteve o diploma de arquitetura com a classificação de 18 valores (distinta), sendo a primeira arquiteta a diplomar-se naquela escola.
Inicia a sua atividade profissional no atelier de seu pai e é ai que conhece David Moreira da Silva, arquiteto e urbanista, com que veio a casar em 1943.
Maria José e David Moreira da Silva partilharam o atelier (1941-1994) e efetuaram trabalhos de consultadoria, projetos de obras, equipamentos, edifícios mistos, habitações (rurais e urbanas), peças de mobiliário, continuaram e concluíram obras iniciadas por José Marques da Silva.
Nas décadas de 70 e 80, o casal afastou-se do urbanismo e dedicou-se essencialmente à produção agrícola das suas propriedades em Barcelos. No entanto, ainda nessa época, Maria José Marques da Silva Martins desempenhou cargos de chefia na Associação dos Arquitectos Portugueses, tendo presidido à Secção Regional do Norte da Associação dos Arquitectos e organizado o 40.º Congresso desta organização, realizado no Palácio da Bolsa, em 1986.
Faleceu na freguesia da Vitória, Porto, no dia 13 de Maio de 1994.

Nome do produtor

(1909-2002)

História biográfica

David Moreira da Silva nasceu no dia 28 de janeiro de 1909, na freguesia de Moreira, Concelho da Maia, filho de José Moreira da Silva e Lucinda Alves da Silva.
Ingressou na Escola Superior de Belas Artes do Porto concluindo o curso de Arquitetura Civil, em 1929. Parte para França e é aprovado no Concurso de admissão à Escola Superior de Belas Artes de Paris, matriculando-se, também, no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris. Em 1939 conclui os dois cursos.
Casa com Maria José Marques da Silva Martins em 1943.
Entre 1946 a 1957 foi professor da 16ª cadeira na Escola de Belas Artes do Porto foi, também, professor interino do 20º grupo. Em 1962 participou no Concursos de provas públicas para o provimento de um lugar de professor do 20 grupo - Urbanologia, obteve assim o título de professor agregado.
Como urbanista elabora anteplanos de urbanização da cidade de Luanda, em colaboração de Étienne de Groer; urbanização de Moledo do Minho, Águeda, Paredes, Matosinhos, Aveiro, Barcelos, Evas, Valongo...
Com a colaboração da sua mulher realizam diversas obras destacando-se o Palácio do Comércio, Edifício do trabalho e reforma, Torre de habitação da Cooperativa dos Pedreiros, entre outros.
Faleceu em 2002, no Porto.

História do arquivo

A subsecção MJMSMDMS é constituída por Maria José Marques da Silva Martins e David Moreira da Silva. Maria José Marques da Silva contraiu matrimónio com David Moreira da Silva na Igreja de Santa Clara, em Vila do Conde, em 10 de Setembro de 1943.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A disponibilizar.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

<a href="http://catalogo.up.pt/F/-?func=find-c&local_base=IMS01&ccl_term=WBAS=MJMSDMS" title="FIMS">Livros do casal Maria José Marques da Silva e David Moreira da Silva</a>

Descrições relacionadas