MARTINS, Maria José Marques da Silva

MARTINS, Maria José Marques da Silva

• SILVA, Maria José Marques da

1914-1994

Maria José Marques da Silva Martins, também conhecida por Maria José Marques da Silva, nasceu no dia 7 de setembro de 1914, na Praça Marquês de Pombal nº 44, freguesia do Bonfim, no Porto.
      Em 1933, matriculou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde concluiu o respetivo Curso Especial no ano letivo de 1937/38 e o Curso Superior de Arquitetura em 5 de Novembro de 1938. Fez tirocínio, dirigindo “in loco”, em 1939/43, todos os trabalhos de construção do seu prédio de rendimento sito às ruas de D. António Barroso e Barjona de Freitas, na cidade de Barcelos, cujo projeto elaborou orientada por seu pai, em Julho de 1939.
      Em Julho de 1943, após defesa da respetiva tese na Escola Superior de Belas Artes do Porto, obteve o diploma de arquitetura com a classificação de 18 valores (distinta), sendo a primeira arquiteta a diplomar-se naquela escola.
      Inicia a sua atividade profissional no atelier de seu pai e é ai que conhece David Moreira da Silva, arquiteto e urbanista, com que veio a casar em 1943.
      Maria José e David Moreira da Silva partilharam o atelier (1941-1994) e efetuaram trabalhos de consultadoria, projetos de obras, equipamentos, edifícios mistos, habitações (rurais e urbanas), peças de mobiliário, continuaram e concluíram obras iniciadas por José Marques da Silva.
      Nas décadas de 70 e 80, o casal afastou-se do urbanismo e dedicou-se essencialmente à produção agrícola das suas propriedades em Barcelos. No entanto, ainda nessa época, Maria José Marques da Silva Martins desempenhou cargos de chefia na Associação dos Arquitectos Portugueses, tendo presidido à Secção Regional do Norte da Associação dos Arquitectos e organizado o 40.º Congresso desta organização, realizado no Palácio da Bolsa, em 1986.
      Faleceu na freguesia da Vitória, Porto, no dia 13 de Maio de 1994.

Entidade relacionada

SILVA, David Moreira da (1909-2002)

Identificador de entidade relacionada

PT/DMS

Categoria da relação

família

Datas da relação

Descrição da relação

Esposa de David Moreira da Silva. David Moreira da Silva esposo de Maria José Marques da Silva.

PT/MJMSM

Preliminar