MARTINS, Maria José Marques da Silva

área de descrição

1914-1994

história

Maria José Marques da Silva Martins, também conhecida por Maria José Marques da Silva nasceu no dia 7 de setembro de 1914, na Praça Marquês de Pombal nº 44, freguesia do Bonfim, no Porto. Foram testemunhas e padrinhos de batismo os seus tios avós, José Lopes Martins e Amélia Lopes Martins de Oliveira, ambos moradores na Praça Marquês de Pombal nº 30.
Em 1933, matriculou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde concluiu o respectivo Curso Especial no ano lectivo de 1937/38 e o Curso Superior de Arquitectura em 5 de Novembro de 1938. Fez tirocínio, dirigindo “in loco”, em 1939/43, todos os trabalhos de construção do seu prédio de rendimento sito às ruas de D. António Barroso e Barjona de Freitas, na cidade de Barcelos, cujo projecto elaborou orientada por seu pai, em Julho de 1939.
Em Julho de 1943, após defesa da respectiva tese na Escola Superior de Belas Artes do Porto, obteve o diploma de arquitectura com a classificação de 18 valores (distinta); sendo a primeira arquiteta a diplomar-se naquela escola.
Inicia a sua actividade profissional no atelier de seu pai e é ai que conhece David Moreira da Silva, arquitecto e urbanista com que veio a casar.
Maria José e David Moreira da Silva partilham o atelier (1941-1994) e efetuam trabalhos de consultadoria, projetos de obras, equipamentos, edifícios mistos, habitações (rurais e urbanas), peças de mobiliário, continuam e concluem obras iniciadas por José Marques da Silva.
Nas décadas de 70 e 80, o casal afastou-se do urbanismo e dedicam-se essencialmente à produção agrícola em Barcelos. No entanto, ainda nessa época, Maria José Marques da Silva Martins desempenhou cargos de chefia na Associação dos Arquitectos Portugueses, tendo presidido à Secção Regional do Norte da Associação dos Arquitectos e organizado o 40.º Congresso desta organização, realizado no Palácio da Bolsa, em 1986.
Faleceu na freguesia da Vitória, Porto, no dia 13 de Maio de 1994.

Entidade relacionada

SILVA, David Moreira da (1909-2002)

Identificador da entidade relacionada

PT/DMS

Categoria da relação

família

Datas da relação

Descrição da relação

Esposa de David Moreira da Silva. David Moreira da Silva esposo de Maria José Marques da Silva.

Área de pontos de acesso

Ocupações

Identificador do registo de autoridade

PT/MJMSM