SILVA, David Moreira da

área de descrição

1909-2002

história

David Moreira da Silva nasceu no dia 28 de janeiro de 1909, na freguesia de Moreira, Concelho da Maia, filho de José Moreira da Silva e Lucinda Alves da Silva.
Ingressou na Escola Superior de Belas Artes do Porto concluindo o curso de Arquitetura Civil, em 1929. Parte para França e é aprovado no Concurso de admissão à Escola Superior de Belas Artes de Paris, matriculando-se, também, no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris. Em 1939 conclui os dois cursos.
Casa com Maria José Marques da Silva Martins em 1943.
Entre 1946 a 1957 foi professor da 16ª cadeira na Escola de Belas Artes do Porto foi, também, professor interino do 20º grupo. Em 1962 participou no Concursos de provas públicas para o provimento de um lugar de professor do 20 grupo - Urbanologia, obteve assim o título de professor agregado.
Como urbanista elabora anteplanos de urbanização da cidade de Luanda, em colaboração de Étienne de Groer; urbanização de Moledo do Minho, Águeda, Paredes, Matosinhos, Aveiro, Barcelos, Evas, Valongo...
Com a colaboração da sua mulher realizam diversas obras destacando-se o Palácio do Comércio, Edifício do trabalho e reforma, Torre de habitação da Cooperativa dos Pedreiros, entre outros.
Faleceu em 2002, no Porto.

Entidade relacionada

MARTINS, Maria José Marques da Silva (1914-1994)

Identificador da entidade relacionada

PT/MJMSM

Categoria da relação

família

Datas da relação

Descrição da relação

Esposa de David Moreira da Silva. David Moreira da Silva esposo de Maria José Marques da Silva.

Área de pontos de acesso

Ocupações

Identificador do registo de autoridade

PT/DMS