Parte 04 - [Exposição de 1953] Marques da Silva: Exposição conjunta das principais obras do Mestre e de alguns Discípulos

[Vista do salão da Exposição] [Vista do salão da Exposição] [Vista geral de obras expostas] [Vista geral de obras expostas] [Edifício de rendimento, rua das Carmelitas, Porto, ano 1905] [Jornal de Notícias, Avenida dos Aliados, Porto] [Monumento ao Marquês de Pombal, modelo, escultor Alves de Sousa, Ano 1914] [Liceu Alexandre Herculano, Porto, pátio e galeria] [Casa do Artista, praça Marquês de Pombal, Porto, ano 1909] [Estação de S. Bento, Porto, fachada principal (projeto do diploma, ano 1869)] [Palácio Conde de Vizela, Rua das Carmelitas e de Cândido dos Reis, Porto] [Edifício dos antigos Armazéns Nascimento, Porto, ano 1914] [Liceu de D. Manuel II) [Paços do Concelho de Guimarães] [Liceu Alexandre Herculano, Porto, exterior] [Teatro de S. João, Porto, pormenores da sala de espetáculos e do "foyer"] [Estação de S. Bento, Porto, exterior] [Teatro de S. João, Porto, exterior] [Teatro de S. João, Porto, pormenores do vestíbulo e da escada] [Paços do Concelho de Guimarães, planta do rés-do-chão, ano 1916]
Resultados 1 a 20 de 159 Mostrar tudo

PT FIMS MSMS-4-4.2-03-01-04

• 1953 (Produção)

Parte

4 fotografias panorâmicas do espaço expositivo; 155 fotografias dos painéis expositivos.

"Na Exposição inaugurada na escola de Belas Artes do Porto encontramos uma totalidade de 166 obras expostas pelo Mestre e seus discípulos.
São 81 os painéis que ilustram a obra de Marques da Silva, com um conjunto de 25 obras de arquitectura realizadas ou em projecto, concursos, monumentos e arquitectura funerária, completando-se ainda com peças de mobiliário, desenhos, aguarelas, paisagens e apontamentos. Apresenta a produção realizada pelo mestre desde o início da sua actividade profissional até meados dos anos 30.(...)
Os 33 discípulos presentes na mostra expõem 141 obras onde se reúnem trabalhos que testemunham os anos “20-30 de Marques da Silva e os anos 40-50 de Carlos Ramos”, não se apoiando esta sobreposição no “exercício de novos temas” mas sim na introdução de um novo “estilo de trabalho numa escola renovada” . De facto, a exposição reúne sucessivas gerações de arquitectos formados por Marques da Silva em diferentes momentos da escola, e ainda por Carlos Ramos nos seus anos iniciais de pedagogia.
A pertinência desta exposição revela-se na responsabilidade de transmissão de um património arquitectónico, tornando-se o lugar de encontro de vários momentos. Não só se fixa um passado mas também a consciência de um percurso, sintetizando uma evolução de formas construídas, de tendências e de transformações.(...)
Homenageia não só Marques da Silva mas também sucessivas gerações de arquitectos, juntando num mesmo evento personagens usualmente referenciados e, uns outros, regularmente relegados para o desconhecido."

Texto retirado de: MARQUES, Joana (2011). <i>1951 e 1953: Duas exposições de Arquitectura no Porto.</i>- Tese de Mestrado em Arquitectura. FAUP, Porto.

Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva.

Cópia digital disponível para consulta presencial.

Pontos de acesso de género

• MARQUES, Joana (2011). <i>1951 e 1953: Duas exposições de Arquitectura no Porto.</i>- Tese de Mestrado em Arquitectura. FAUP, Porto.

Géneros relacionados