Parte 04 - [Exposição de 1953] Marques da Silva: Exposição conjunta das principais obras do Mestre e de alguns Discípulos

Código de referência

PT FIMS MSMS-4-4.2-03-01-04

Título

Data(s)

• 1953 (Produção)

Nível de descrição

Parte

Dimensão e suporte

4 fotografias panorâmicas do espaço expositivo; 155 fotografias dos painéis expositivos.

Zona do contexto

Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

"Na Exposição inaugurada na escola de Belas Artes do Porto encontramos uma totalidade de 166 obras expostas pelo Mestre e seus discípulos.
São 81 os painéis que ilustram a obra de Marques da Silva, com um conjunto de 25 obras de arquitectura realizadas ou em projecto, concursos, monumentos e arquitectura funerária, completando-se ainda com peças de mobiliário, desenhos, aguarelas, paisagens e apontamentos. Apresenta a produção realizada pelo mestre desde o início da sua actividade profissional até meados dos anos 30.(...)
Os 33 discípulos presentes na mostra expõem 141 obras onde se reúnem trabalhos que testemunham os anos “20-30 de Marques da Silva e os anos 40-50 de Carlos Ramos”, não se apoiando esta sobreposição no “exercício de novos temas” mas sim na introdução de um novo “estilo de trabalho numa escola renovada” . De facto, a exposição reúne sucessivas gerações de arquitectos formados por Marques da Silva em diferentes momentos da escola, e ainda por Carlos Ramos nos seus anos iniciais de pedagogia.
A pertinência desta exposição revela-se na responsabilidade de transmissão de um património arquitectónico, tornando-se o lugar de encontro de vários momentos. Não só se fixa um passado mas também a consciência de um percurso, sintetizando uma evolução de formas construídas, de tendências e de transformações.(...)
Homenageia não só Marques da Silva mas também sucessivas gerações de arquitectos, juntando num mesmo evento personagens usualmente referenciados e, uns outros, regularmente relegados para o desconhecido."

Texto retirado de: MARQUES, Joana (2011). <i>1951 e 1953: Duas exposições de Arquitectura no Porto.</i>- Tese de Mestrado em Arquitectura. FAUP, Porto.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva.

Existência e localização de cópias

Cópia digital disponível para consulta presencial.

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Datas de criação, revisão, eliminação

• MARQUES, Joana (2011). <i>1951 e 1953: Duas exposições de Arquitectura no Porto.</i>- Tese de Mestrado em Arquitectura. FAUP, Porto.

Área de ingresso