Parte 04 - [Exposição de 1953] Marques da Silva: Exposição conjunta das principais obras do Mestre e de alguns Discípulos

[Vista do salão da Exposição] [Vista do salão da Exposição] [Vista geral de obras expostas] [Vista geral de obras expostas] [Edifício de rendimento, rua das Carmelitas, Porto, ano 1905] [Jornal de Notícias, Avenida dos Aliados, Porto] [Monumento ao Marquês de Pombal, modelo, escultor Alves de Sousa, Ano 1914] [Liceu Alexandre Herculano, Porto, pátio e galeria] [Casa do Artista, praça Marquês de Pombal, Porto, ano 1909] [Estação de S. Bento, Porto, fachada principal (projeto do diploma, ano 1869)] [Palácio Conde de Vizela, Rua das Carmelitas e de Cândido dos Reis, Porto] [Edifício dos antigos Armazéns Nascimento, Porto, ano 1914] [Liceu de D. Manuel II) [Paços do Concelho de Guimarães] [Liceu Alexandre Herculano, Porto, exterior] [Teatro de S. João, Porto, pormenores da sala de espetáculos e do "foyer"] [Estação de S. Bento, Porto, exterior] [Teatro de S. João, Porto, exterior] [Teatro de S. João, Porto, pormenores do vestíbulo e da escada] [Paços do Concelho de Guimarães, planta do rés-do-chão, ano 1916] [Liceu Alexandre Herculano, Porto, páteo e galeria] [Delegação da Companhia de Seguros "A Nacional", Porto, escada principal] [Liceu Alexandre Herculano, Porto, vista aérea] [Habitação na rua de Conceição Fernandes, Gaia] [Bloco de habitações em construção no ângulo das ruas do Morgado de Mateus e do Visconde de Bóbed... [Bloco de habitações na rua de Ceuta, Porto] [Bloco de habitações na rua Duque de Loulé, Porto] [Bloco de habitações na avenida de Fernão de Magalhães, Porto] [Casa em Vila Nova de Gaia (aspeto do pátio)] [Residência particular na rua de Gondarém, Foz do Douro] [Imóvel "Capitólio", na praça Sidónio Pais, Porto] [Bairro de residências particulares, Vila do Conde] [Imóvel de rendimento no ângulo nordeste das ruas Firmeza e de Sá da Bandeira, Porto] [Imóvel de rendimento no ângulo noroeste das ruas Firmeza e de Sá da Bandeira, Porto] [Residência particular na rua de Diu, Foz do Douro] [Igreja de Cristo-Rei, na Foz do Douro] [Bloco de habitações na praça de S. João de Brito, Porto] [Sanatório de D. Manuel II, pavilhão de mulheres e crianças, Gaia] [Sanatório de D. Manuel II, pavilhão de homens, Gaia] [Imóvel na esquina das ruas Formosa e de Santa Catarina, Porto]
Resultados 1 a 40 de 159 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

PT FIMS MSMS-4-4.2-03-01-04

Título

[Exposição de 1953] Marques da Silva: Exposição conjunta das principais obras do Mestre e de alguns Discípulos

Data(s)

  • 1953 (Produção)

Nível de descrição

Parte

Dimensão e suporte

4 fotografias panorâmicas do espaço expositivo; 155 fotografias dos painéis expositivos.

Zona do contexto

Nome do produtor

Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

"Na Exposição inaugurada na escola de Belas Artes do Porto encontramos uma totalidade de 166 obras expostas pelo Mestre e seus discípulos.
São 81 os painéis que ilustram a obra de Marques da Silva, com um conjunto de 25 obras de arquitectura realizadas ou em projecto, concursos, monumentos e arquitectura funerária, completando-se ainda com peças de mobiliário, desenhos, aguarelas, paisagens e apontamentos. Apresenta a produção realizada pelo mestre desde o início da sua actividade profissional até meados dos anos 30.(...)
Os 33 discípulos presentes na mostra expõem 141 obras onde se reúnem trabalhos que testemunham os anos “20-30 de Marques da Silva e os anos 40-50 de Carlos Ramos”, não se apoiando esta sobreposição no “exercício de novos temas” mas sim na introdução de um novo “estilo de trabalho numa escola renovada” . De facto, a exposição reúne sucessivas gerações de arquitectos formados por Marques da Silva em diferentes momentos da escola, e ainda por Carlos Ramos nos seus anos iniciais de pedagogia.
A pertinência desta exposição revela-se na responsabilidade de transmissão de um património arquitectónico, tornando-se o lugar de encontro de vários momentos. Não só se fixa um passado mas também a consciência de um percurso, sintetizando uma evolução de formas construídas, de tendências e de transformações.(...)
Homenageia não só Marques da Silva mas também sucessivas gerações de arquitectos, juntando num mesmo evento personagens usualmente referenciados e, uns outros, regularmente relegados para o desconhecido."

Texto retirado de: MARQUES, Joana (2011). <i>1951 e 1953: Duas exposições de Arquitectura no Porto.</i>- Tese de Mestrado em Arquitectura. FAUP, Porto.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva.

Existência e localização de cópias

Cópia digital disponível para consulta presencial.

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

• MARQUES, Joana (2011). <i>1951 e 1953: Duas exposições de Arquitectura no Porto.</i>- Tese de Mestrado em Arquitectura. FAUP, Porto.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados